NOTÍCIAS


Terça, 18 Setembro 2018 17:16

PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO

Durante o mês de agosto, as crianças matriculadas no Cime Profª Maria Lúcia de Siqueira realizaram atividades que fazem parte do rol de ações, que envolvem uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa, elaboradas para o Programa Cooperjovem. O projeto tem por objetivo reconhecer a importância da Conservação do Patrimônio Escolar e seu entorno, identificando situações de desrespeito e violência ao ambiente, objetivando também atuar junto a toda comunidade escolar.

Apresentação O Relógio (1)

A apresentação foi realizada no momento do Hino Nacional, no dia 31 de agosto de 2018, juntamente às crianças dos Berçários I A e B, com foco nos cuidados que devemos ter com os meios de transporte, na qual cantaram a música a Roda do Ônibus, onde as crianças participaram fazendo gestos dos sons da música.

Apresentação O Relógio (4)

A professora Andreza M. Bispo Vasconcelos, do Pré I/II realizou uma atividade utilizando a poesia - O Relógio (Vinícius de Moraes), no momento do Hino Nacional. O objetivo foi estimular a imaginação; ampliar o vocabulário e as formas de compreender a realidade; instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, cuidados necessários em todos os momentos da rotina diária relacionado com o patrimônio escolar.

  • Apresentação O Relógio 2
  • Apresentação Roda do Ônibus 1
  • Apresentação Roda do Ônibus 3

Terça, 18 Setembro 2018 16:27

No mês de julho foram realizadas atividades sobre o gênero Poesia com os alunos da Creche Santa Rita de Cássia e da EMEI Sossego da Mamãe. Dando sequência aos trabalhos, no início de agosto foi realizado pelas duas Unidades Escolares o "2° Chá Poético"  com a presença de pais, avós e familiares das crianças. 

IMG 20180913 WA0034

Quinta, 13 Setembro 2018 14:14

CD autografado!

Alunos do 4º ano gravaram e autografaram um CD de fábulas para presentear seus responsáveis e as crianças da Educação Infantil no início do segundo semestre

Segunda, 03 Setembro 2018 16:01

No dia 23 de agosto as crianças do C.I.M.E. Plínio Morato de Oliveira fizeram um passeio ao zoo bosque de Pedreira para encerrar as atividades do Projeto Animais do Pantanal, desenvolvido pelas professoras Catia Vadja de Godoy (pré I/ II) e Sílvia de Oliveira Drudi (maternal/ pré I). 

 

Terça, 28 Agosto 2018 09:22

PROJETO GUARDA RESPONSÁVEL DO ANIMAL DOMÉSTICO

CIME - CHAPEUZINHO VERMELHO

Durante o mês de junho os alunos do CIME Chapeuzinho Vermelho, em parceria com Núcleo de Controle de Zoonoses de Amparo (NCZ), participaram do Projeto Guarda Responsável do animal doméstico. As principais atividades desenvolvidas foram roda de conversa, confecção de cartazes ilustrativos, com destaque especial para visita ao NCZ.

Quarta, 15 Agosto 2018 09:06

A educação ambiental é fundamental para uma boa relação com o planeta, sendo imprescindível na formação de qualquer cidadão.

Com o propósito de transformar o ambiente externo da nossa unidade escolar “CIME BAIRRO DA AREIA BRANCA” e desenvolver nos educandos a consciência de preservar e colaborar com o ambiente em que vivem, as crianças, juntamente com os professores, montaram um jardim para ornamentar o nosso pátio.

Iniciamos com a reutilização de pneus, que foram pintados para que ficassem bem coloridos.  Eles foram utilizados para formar os canteiros com terra e adubo. As crianças se divertiram realizando o plantio de pequenas espécies de plantas, que deixaram nossa escola muito mais bonita e colorida. Os próximos passos são: continuar conscientizando as nossas crianças para que não pisem em nosso jardim para não estragar suas folhas e flores, realizando a confecção de plaquinhas e fazer um rodízio entre as salas para que as plantas sejam regadas todos os dias.

Essas atividades são muito importantes, pois permitem que os alunos incorporem ao cotidiano, atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais, de cuidados com o meio ambiente e preservação patrimonial.

  • amb2
  • amb3
  • amb4
  • amb5
  • amb6

Quarta, 15 Agosto 2018 07:41

No dia 28 de junho, os alunos da EMEI “Bairro dos Pedrosos” estiveram visitando o “Núcleo de Controle de Zoonozes” de Amparo/SP, para participarem do Projeto Guarda Responsável dos Animais Domésticos.

Além de passearem e conhecer o Núcleo, aprenderam muito a respeito de como se ter uma guarda realmente responsável de seus animais. Aprenderam sobre vacina, cuidados veterinários, castração, alimentação, habitação, passeios com coleira e guia, importância da identificação do animal em coleiras e, principalmente, sobre nunca abandonar um animal.

Temos a convicção que nossas crianças e professores que participaram dessa atividade se tornarão multiplicadores das informações que aprenderam.

Além de toda informação que tiveram, se divertiram com o gatinho e o cachorrinho de pelúcia e aproveitaram para fazer um delicioso piquenique.

  • bp7
  • bp6
  • bp5
  • bp4
  • bp2
  • bp3
  • bp1

Terça, 14 Agosto 2018 11:29

Prestigiando o Programa de educação Ambiental em nossa atividade extraclasse visitamos o NCZ com os alunos da Creche São Cristóvão

  • ncz2
  • ncz5
  • ncz6
  • ncz7
  • ncz3

Terça, 14 Agosto 2018 10:48

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELAS CRIANÇAS NA CRECHE SÃO CRISTOVÃO

1.Sequência Didática – História: Cachinhos de Ouro

De acordo com orientações dadas no Curso PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertA – ofertado aos professores da rede municipal como Formação Continuada foi desenvolvida pela professora Aline C. Rezende Benedetti que atua na Creche São Cristóvão esta atividade que tinha como objetivo geral desenvolver em seus alunos do Maternal/ I o gosto pela leitura. Dentro da proposta as crianças vivenciaram diversos momentos prazerosos em relação à importância da leitura.

2.Máquina de Somar – Trabalhando a Matemática na Educação Infantil

Professora e alunos construíram “a máquina de somar” com objetivo de trabalhar a matemática nas atividades diversificadas: supermercado e lojinha no cantinho com a professora, no intuito de inserir atividades lúdicas onde alunos identifiquem números e quantidades, como também, notas monetárias.

Professora Maria Inês Vaz Pinto Lima Ferrari – Pré-II/ Creche São Cristóvão.

3.Projeto: Quanta Gentileza

Há alguns anos adotamos em nossa escola o Projeto: “Quanta Gentileza”, tendo como parceira a autora e educadora Cristiane Lenzi Beira/SEPI. O projeto resgata nas relações humanas em qualquer âmbito um clima agradável, sociável de cordialidade e especialmente de gentilezas consigo, com o outro e com o meio ambiente. Buscamos ao longo do ano ano fazer com que as cranças vivenciem momentos que atingir esses três aspectos. Aqui no caso, a Professora Graziela Pacheco Dutra Bortolini junto aos alunos do Maternal estão trabalhando atividades que demonstram com amar e cuidadr de seu corpo.

4.Projeto: Trilhas/ Instituto Natura

O Projeto: Trilhas - tem como propósito fortalecer o acesso à literatura nas escolas e qualificar o ensino da leitura, escrita e oralidade. O Portal TRILHAS apresenta um acervo de textos, vídeos de referência em educação reforçados e espaço para debates sobre temas importantes para os profissionais da rede. Contamos também, com um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. São cadernos de orientação do professor, jogos educativos, cartelas para atividades, além de títulos literários. Dentre eles: o livro – Viviana a rainha do pijama, onde a Professora Márcia Aparecida Morandim junto aos seus alunos do Profic Maternal/ I – trabalharam a história e apresentaram aos demais alunos da escola teatro com máscaras e dedoches.

5. Jogos na Educação Infantil

O Jogo “Tirando as pulgas” foi confeccionado com os alunos do Profic? Maternal da Professora Mônica Bortolinio Bezerra da Creche São Cristóvão a fim de trabalhar o desenvolvimento psicomotor (movimento de pinça), como também, a matemática: contagem oral, situação-problema (Quantas pulgas foram tiradas do cão? Quem tirou mais pulgas? etc). Os jogos são considerados excelentes recursos para trabalharmos os mais diversos conteúdos na educação Infantil e ganham muito mais significado quando são construídos com as crianças.

  • sc4
  • sc3
  • sc2
  • sc1

Terça, 14 Agosto 2018 10:35

Primando por um ensino de qualidade, são oferecidas aos alunos atividades que estimulam o desenvolvimento global das crianças em todos os aspectos: social, afetivo, cognitivo e físico.

Vamos destacar uma atividade: Circuito Motor, muito apreciada pelos alunos e enriquecedora para o desenvolvimento dos mesmos, pois através dos movimentos das crianças, se articula sua afetividade, desejos e suas possibilidades de comunicação, criando uma consciência corporal sobre os movimentos que realiza, através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

  • c1
  • c2
  • c3

Terça, 26 Junho 2018 09:00

Nós alunos dos 4°s Anos A e B das professoras Nilza e Beatriz tivemos o prazer de apresentar a quadrilha junina no Centro Dia do Idoso na quarta-feira, dia 20 de junho. Agradecemos o convite feito pela senhora Vanda Gaspari e o carinho que recebemos dos idosos ali presentes, que nos presentearam com uma lembrancinha confeccionada por eles. Foi uma atividade muito gratificante. Ficamos felizes em colaborar com um dia diferente aos idosos. Esperamos voltar mais vezes!

(Registro elaborado pelos alunos do 4° Ano A)

 

  • cd2
  • cd3
  • cd4
  • cd6

Terça, 26 Junho 2018 08:54

A EMEI Professor Silvio Vichi está desenvolvendo um projeto junto ao SESCOOOP em parceria com a UNIMED AMPARO denominado PROSSAE (Programa Social de Saúde Escolar). A primeira ação neste ano foi uma roda de conversa entre os pais dos alunos do maternal com a presença de duas psicólogas do NASF para abordarem a adaptação escolar de seus filhos entre outras questões de interesse dos pais.

 

Sexta, 08 Junho 2018 08:59

Mensalmente nossa escola realiza assembleias gerais com alguns objetivos, sendo eles: comemoração dos aniversariantes do mês, divulgar os pontos positivos e negativos que foram elencados pelos professores da sala de aula, divulgação de acontecimentos pedagógicos e administrativos da escola e por fim cada mês um ano, todas as salas daquele ano, fazem apresentações de conteúdos trabalhados no mês. Este momento mensal é muito produtivo porque valoriza o educando com seus trabalhos, realizamos combinados de regras e de comportamento quando falamos dos pontos que estão bons e os que precisa melhorar, e o mais gostoso é que a comunidade faz parte deste momento e conhece o trabalho de outras classes e vai se tornando a cada assembleia mais integrante da escola Gislene.

  • GIS7
  • GIS9
  • GIS8
 

Quinta, 07 Junho 2018 08:57

Nossos alunos foram presenteados no Dia Nacional do Livro Infantil com a presença da Boneca Anita contando uma linda história de um livro muito especial.

Dia 18 de abril foi o Dia Nacional do Livro Infantil, data esta escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, data de seu nascimento, grande escritor da Literatura infantojuvenil. E neste dia, a querida Boneca Anita veio mais uma vez em nossa escola para contar uma história para as crianças. Desde o ano passado ela prometeu que deixaria esta data reservada para vir até nós e cumpriu! Muito legal da parte dela!

A contação de história aconteceu na quadra com todas as turmas juntas e foi mais um incentivo à leitura num dia tão importante e propício! As crianças amaram e puderam viajar com a Boneca Anita pela história “O vestido azul”, escrito por Sandra Aymone.

A história trouxe valores como respeito, solidariedade, empatia, amor, amizade. Foi emocionante para crianças e adultos! Realmente foi um momento muito especial que ficará para sempre na memória de nossos alunos e funcionários. Todos os segmentos da escola puderam presenciar e ter essa experiência. Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Somos muito gratos à Boneca Anita pelo lindo trabalho voluntário que vem desenvolvendo através de contações de histórias pelas escolas e outras entidades de nossa cidade.

  • GAS3
  • GAS4
  • GAS5
  • GAS6

 

Quarta, 06 Junho 2018 16:39

Nossa Unidade escolar teve a alegria de receber a contadora de história para contar a história do livro da Tartarina. Essa história nos foi passada por estarmos envolvidas na semana do combate a violencia sexual e para que possamos passar este tema tão relevande de forma mais lúdica e leve para as crianças com o objetivo deles ficarem mais atentos e saberem se proteger. Para os pais a gestão fez uma palestra e passou um informativo para que tivessem mais conhecimento do assunto.

  • G5
  • G4

Quarta, 06 Junho 2018 13:49

Neste ano de 2018 resolvemos implementar o painel informativo que contém assuntos admistrativos, informes de conferências, palestras, dicas para pais, datas comemotaivas e o balancete da APM com gastos mensasis e previsão da necessidade de gastos para semana da criança. Mensalmente trocamos os dados relevantes para cada mês, este painel fica na entrada da escola para que os pais e funcionários possam ver e apreciar as leituras, já para os alunos os mesmos dados são colocados no vidro da sala da direção, pois eles passam por lá todo o recreio. E por fim para atingir os professores, uma foto do painel mensal é tirado, e colocado no HTPC, para ciência deles e fica aberto para sugestões de dados para colocarmos nos outros meses. Esse painel foi um incentivo na colaboração da APM e muitos pais nos falaram que gostaram, pois aprendem muito com os informativos e dados que contém no painel, ou seja, o retorno foi bem produtivo.

  • G2
  • G3

Segunda, 04 Junho 2018 17:05

Os alunos do Profic tiveram a oportunidade de participar de uma aula de yoga com a Professora Ana Paula Colombini, que gentilmente foi até o CIME Bambi proporcionar esse momento para os nossos alunos.

As crianças tiveram uma experiência diferente e prazerosa com o próprio corpo. A yoga estimula a consciência corporal. Os gestos e posturas vivenciados pelas crianças de forma lúdica trabalham a psicomotricidade, coordenação motora, lateralidade entre outras coisas.

  • PR1
  • PR2
  • PR3
  • PR4

Segunda, 04 Junho 2018 16:37

Esse ambiente foi idealizado e criado pela Coordenadora pedagógica em parceria com as funcionárias do CIME Bambi. O espaço oferece momentos de interação da família com a escola, de funcionárias com o aluno, além de desenvolver nos pais/ alunos /professores e funcionários o interesse pela leitura. No início do ano é construído um cronograma de uso deste espaço, oportunizando que todas as turmas tenham acesso à sala de leitura. Pessoas da família, comunidade também podem agendar um horário para contar histórias para nossos alunos.

A sala de leitura tem como objetivos:

 

Proporcionar diferentes atividades para tornar o espaço bem dinâmico (contação de histórias, dramatizações etc.).

 

Possibilitar ao aluno, funcionários e comunidade o acesso aos livros para que possa manuseá-los, pesquisar e escolher o que quer ler.

 

Permitir que o aluno e todos os envolvidos participem ativamente deste universo da leitura, ouvindo histórias, contando, recontando, discutindo, montando cenários, emitindo opinião sobre a obra lida, dando sugestões, para que se tornem leitores assíduos.

  • B6
  • B5
  • B4

Segunda, 04 Junho 2018 15:37

Pensando em diversificar ainda mais o trabalho realizado pelo Profic e proporcionar um espaço de troca e encontro entre gerações, a escola “CIME Bambi” desde 2017 desenvolve um projeto em parceria com o “Lar dos velhos”.O Projeto tem como eixo principal a interação entre crianças e idosos dividindo um mesmo espaço, oportunizando vivências e experiências entre ambas as gerações, através da realização de atividades pedagógicas, culturais e recreativas passando a refletir sobre a possibilidade de mudanças quanto à percepção da velhice e do envelhecimento.O projeto também busca estimular o entrosamento, a fluência verbal, e a criatividade nas crianças, professores e idosos, levando um pouco de alegria e bem-estar com a participação das crianças, professores e funcionários.

De um lado, as crianças aprendem a se relacionar com diferentes gerações, a respeitar os mais velhos e a conviver com pessoas com limitações físicas. Já os idosos recebem o carinho e são estimulados intelectual e fisicamente pelas atividades com as crianças, e pela alegria e disposição contagiante das mesmas.

Iniciamos o projeto esse ano com a Contadora de história Anita, que gentilmente veio até o Lar dos velhos e proporcionou um momento de alegria e descontração para todos. Já tivemos a visita de alguns moradores do Lar em nossa escola e semanalmente uma sala do Profic vai até eles desenvolver alguma atividade com os moradores.

 

  • V1
  • V2
  • V3
  • V4
  • V5
  • V6
  • V7
  • V8
  • V9

Segunda, 04 Junho 2018 15:18

A professora Débora Turole de Godoy Giglio participou do curso “Criança segura no Trânsito” e com o término do curso propôs uma ação mobilizadora na escola. Vale ressaltar que as crianças de 0 a 14 anos sofrem acidentes de trânsito e o número de óbitos e de hospitalização nessa faixa etária é muito elevado. Os acidentes com crianças de 0 a 4 anos geralmente acontecem por falta ou uso errôneo da cadeirinha de transporte em automóveis ou atropelamentos em geral na própria residência, pois a estatura da criança acaba atrapalhando a visão do motorista.

Agentes de trânsito do município vieram ao CIME Bambi, realizaram uma palestra lúdica, apropriada à faixa etária dos nossos alunos, onde explicaram a importância do uso da cadeirinha de segurança e quais as consequências quando não a utilizam. Expuseram também acerca da importância do uso da faixa de pedestres. Após a palestra, as crianças puderam vivenciar algumas situações cotidianas de trânsito. O CIME Bambi agradece o Comandante da Guarda Civil Municipal Hildo Dorigan Filho que disponibilizou os agentes de trânsito para virem até a escola realizar esse trabalho.

  • B2
  • B3

Segunda, 04 Junho 2018 14:19

Durante os dias 07 a 11 de maio, foi desenvolvido no “CIME Peter Pan” o Projeto “Dia das Mães” pelas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Esse projeto partiu da ideia de valorizar o papel da mãe em casa e na vida de seu filho, incentivar o carinho pela mãe e a socialização desse amor.

No decorrer dos dias da semana foram trabalhadas atividades como desenhos, pinturas, recorte, colagem, escrita do nome da mãe, confecção do cartão com mensagem para a mamã, dentre outras. Também foram ensaiadas músicas para apresentação em homenagem às mães, inclusive música em Libras (língua brasileira de sinais).

Após a apresentação das crianças foi entregue uma lembrancinha juntamente com um cartão. O resultado desse trabalho foi surpreendente, as mães pediram “bis” e saíram da escola com um sorriso no rosto e algumas com lágrimas de emoção.

  • P1
  • P2
  • P3
  • P4
  • P5
  • P6
  • P7
  • P8
  • P13
  • P14

Terça, 22 Maio 2018 16:37

Em nossa escola realizamos o baile de carnaval com os alunos e professores onde todos tiveram a oportunidade de virem vestidos com fantasias e prepararam os seus adereços.

O carnaval faz parte das festas populares que são celebrações alegres que acontecem, em geral, nas ruas ou em outros lugares público. Mostra a cultura do povo. Nessas festas, as pessoas se expressam pelas roupas, pelas músicas e pela linguagem não verbal (gestos e dança).

  • carn1
  • carn2
  • carn3
  • carn4
  • carn5
  • carn6
  • carn8
  • carn9
  •  

Terça, 22 Maio 2018 15:56

FEIRA DE CIÊNCIAS

Ao final do ano letivo de dois mil e dezessete, no dia sete de dezembro, para o encerramento do Projeto Universo ao meu Redor, Ler e Escrever, os alunos do 5º ano prepararam experiências envolvendo os temas abordados durante o segundo semestre.

As crianças realizaram experimentos sobre a chuva ácida, efeito estufa, mata atlântica, desertificação, erosão, sustentabilidade e biodiversidade. Apresentaram duas atividades envolvendo o livro Ciência com Tecnologia e a Criatividade, ligaram uma calculadora sem a utilização de energia química e demonstraram a instalação elétrica de uma residência com quatro cômodos (circuito paralelo).

Os pais que compareceram à reunião e os alunos do período matutino usufruíram desta envolvente atividade.

  • cie1
  • cie2
  • cie3
  • cie4
  • cie5
  • cie8
  • cie9
  • cie10
  • cie11
  • cie12
  • cie13
  • cie14

Segunda, 21 Maio 2018 09:41

PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVOVALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR E DO SEU ENTORNO” Sescoop/Cooperjovem.

No dia 16 de Abril deste ano, o CIME PROF.ª Maria Lúcia de Siqueira realizou no período noturno a primeira Reunião Bimestral de Pais e Mestres. A reunião teve como objetivo, promover a integração escola/família/comunidade e apresentar o Projeto Educacional Cooperativo: “VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR E DO SEU ENTORNO” Sescoop/Cooperjovem.

O Projeto Educacional Cooperativo, conta com a parceria do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) voltado exclusivamente para todas as cooperativas do Estado de São Paulo).

As professoras Gilvana Renata Ferreira, Renata Franco de Lima Marinho e Patrícia Marcelino, socializaram o Projeto Educacional Cooperativo, que tem como principal objetivo potencializar e/ou transformar a escola e seu entorno por meio da educação. Além de disseminar os valores e princípios da cooperação, ou seja, desenvolver ações envolvendo toda a comunidade de modo a torna-la mais cooperativa (menos competitiva, enxergando o outro individuo, saber escutar e se colocar, buscando juntos alcançar os mesmos objetivos). O projeto também visa promover a reflexão e a conscientização de todos os envolvidos sobre a importância do Patrimônio Escolar e seu entorno, despertando a consciência da comunidade local sobre o importante papel que a mesma desempenha na valorização e na preservação dos bens públicos.

  • ML
  • ML1
  • ML2
  • ML4

Segunda, 21 Maio 2018 09:34

Alunos do CIME Chapeuzinho Vermelho desenvolvem atividades sobre o dia do índio

Os alunos do CIME Chapeuzinho Vermelho comemoraram o dia do índio em grande estilo. Na semana de 16 a 20 de abril foram realizadas diversas atividades relacionadas ao tema, com destaque especial para a sala do 4 º ano A da Professora Nilza Maria Batista Luglio, que desenvolveu um trabalho de arte muito interessante com seus alunos.

Os educandos aprofundaram seus conhecimentos sobre os costumes e as tradições indígenas e tiveram a oportunidade de esculpir esculturas em argila e em xilogravura, duas técnicas bastante ultizadas pelos índios.

De acordo com relatos da professora, o trabalho foi bastante significativo para a classe pois, as atividades estavam relacionadas aos conteúdos propostos para o 4º ano e despertaram interesse e curiosidades nos alunos.

Parabéns a equipe do CIME Chapeuzinho Vermelho pelos trabalhos desenvolvidos e parabéns a todos os nossos alunos que se empenharam durante a realização das atividades.

Sexta, 18 Maio 2018 16:50

CANTIGA POPULAR "MESTRE ANDRÉ" NO CIME BAIRRO DA AREIA BRANCA

No dia 27 de Abril, os alunos da professora Regina C. Rodrigues e professor Elinson Cristiano da Silva, do 2º ano da Cime "Bairro da Areia Branca", apresentaram após o Hino Nacional a cantiga popular "Mestre André". De maneira que já é um conteúdo estudado do Programa Ler e Escrever e faz parte do Projeto; Cantigas Populares, os alunos realizaram a interdisciplinaridade com as aulas de Arte. Primeiramente se apropriaram da letra da cantiga e em seguida fizeram ensaios com instrumentos em miniaturas, os quais representaram a letra da música, para posteriormente realizarem a apresentação. Contaram com o professor adjunto Elinson, que ensaiou as crianças, elaborou a coreografia, e trouxe a maior parte dos instrumentos. Foi uma atividade que trouxe extrema satisfação aos alunos, por gostarem muito de cantar, além da participação da pequena plateia que também cantou com entusiamo e alegria. Parabéns criançada! 

  • areia 1
  • areia 2
  • areia 4
  • areia 5

Quinta, 19 Abril 2018 09:24

No último dia 17, no CIME Plínio Morato de Oliveira, no momento do Hino Nacional, a Professora Ângela Adriana Lopes e seus alunos da turma de 1°, 2° e 3° anos realizaram a Palestra Show “Dengue e suas denguetes”. Todos os alunos e a gestão da escola foram convidados para assistir à atividade.

Durante a palestra a professora e seus alunos explicaram de maneira rica e muito lúdica a origem africana do mosquito Aedes Aegypti e como o mesmo chegou ao Brasil trazido pelos navios negreiros, além disso, também esclareceram sobre as doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito e que os macacos, assim como os seres humanos, também são vítimas e não transmissores da febre amarela.

Os alunos também aprenderam sobre os cuidados para prevenção às doenças, o que fazer em caso de apresentar os sintomas e os perigos da automedicação.

A gestão da escola agradece a professora, seus alunos e toda equipe por esse momento tão rico e agradável de aprendizagem.

  • AMP 5
  • AMP 2
  • AMP 4
  • AMP 1

Quinta, 22 Março 2018 14:29
Os Guardas Civis Municipais da Ronda Escolar, Gardiolo, Clodoaldo e Dorigan, iniciaram nesta terça-feira, dia 20/03, na E.M.E.F. “Raul de Oliveira Fagundes”, o Projeto “Cuide bem do seu bebê”. O projeto consiste em propor aos pais de alunos de nossa rede de ensino métodos e conceitos para serem aplicados no dia a dia dando as ferramentas para que possam promover o melhor desenvolvimento a seus filhos com sugestões de mudanças de paradigmas e reforçando a aliança entre pais/filhos e filhos/pais. Auxiliando assim de maneira didática e prática nos conflitos familiares. Os GCM´s realizaram palestras com professores e com os pais, explicando o objetivo do projeto e o tema. Segundo eles, o nome do projeto se dá ao fato de que para os pais, mesmos que os filhos já sejam adultos, serão sempre “seus bebês” e terão sempre a responsabilidade de cuidar deles. A palestra dos guardas foi muito dinâmica e ao final os participantes fizeram uma avaliação, sendo que 11% a consideraram BOA e 89% a consideraram ÓTIMA. Nós, equipe da E.M.E.F. “Raul de Oliveira Fagundes” agradecemos a oportunidade de conhecer este projeto, que consideramos de extrema importância para aproximar a Guarda Civil Municipal da comunidade e dos alunos de forma a valorizarem o trabalho preventivo na formação do caráter das crianças e acima de tudo pela mensagem transmitida pelos guardas, da importância da relação afetiva dos pais com os filhos.
Sexta, 01 Dezembro 2017 13:59

Para acessar as listas de classificação dos professores e gestores da rede municipal de ensino clicar ni menu superior <Classificação Docentes>.

class prof

 

Terça, 28 Novembro 2017 15:25

Há dois anos a estudante Leonara de Medeiros Brás, do Instituto de Computação/UNICAMP, mostrou interesse em desenvolver sua pesquisa de mestrado no Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino do município de Amparo/SP.

Durante dois anos aconteceram diversos encontros de estudo com as professoras do Atendimento Educacional Especializado/AEE Cátia Toledo Bortolini, Leila Ap. Dionisio Pinto, Marisol Regina Pavani de Oliveira, Evanilde Paula Cavalcanti, juntamente com a coordenadora do Programa de Educação Inclusiva, Maria Luisa Pozzebom Benedetti e a Assessora Técnica Pedagógica, Eliane de Souza Ramos. Estes encontros foram acompanhados pelo orientador Prof. Dr. Heiko Hornung, também do Instituto de Computação/UNICAMP.

Os estudos desenvolvidos foram com base nos princípios do Design Universal, com uso de métodos e técnicas de Projeto Participativo, onde foram compreendidas as fases do estudar, projetar, construir e avaliar. Esta maneira de construção dáoportunidade a todas as partes interessadas resultando em tecnologias que fazem sentido para estes e são relevantes para os usuários.

Vemos atualmente que a tecnologia é cada vez mais utilizada para apoiar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Uma dessas tecnologias é a TUI, que se destaca, por estar cada vez mais presente no ambiente escolar, fornecendo novos meios para adquirir conhecimento e até mesmo para a inclusão de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Estas reuniões de estudo resultaram em um recurso de acessibilidade para uso dos alunos na sala de aula do ensino comum, que faça sentido e seja relevante, beneficiando os alunos com e sem deficiência. 

A avaliação dos professores neste projeto de uma nova tecnologia mostrou que essa participação beneficia o processo de inclusão na sala de aula da escola comum, pois permite pensar sobre como eliminar barreiras que impedem os alunos de ter acesso ao conhecimento, ao ambiente escolar e às pessoas.
 A abordagem participativa para
o design mostrou sua força: os professores participantes conheciam seus alunos e as suas necessidades assim foram capazes de pensar melhor sobre tecnologias que facilitam o desenvolvimento das habilidades e das possibilidades de aprendizagem dos estudantes.
Este conhecimento promoveu a incorporação da nova tecnologia e, portanto, novas
práticas, dentro do trabalho dos professores na sala de aula comum.

Através deste trabalho foi escrito um artigo Participatory Design of Technology for Inclusive Education: a Case Study”, que foi apresentado para o HCI International/2017 em Vancouver/CAN no mês de julho. O fato da pesquisa ter sido um trabalho em campo e de construção com os envolvidos foi um diferencial nesta apresentação.

Esta pesquisa também nos possibilitou momentos muito ricos de aprendizagem, pelo compartilhamento de conhecimentos de áreas diferentes, de trocas de ideias, para a construção de um produto final que sem dúvida contribuirá para a eliminação de barreiras para todos os alunos, buscando uma educação de qualidade com todos. 

  • E2
  • E3
  • E1

Terça, 28 Novembro 2017 15:01

No dia 19 de outubro, os alunos do 5º ano do CIME Bairro da Areia Branca puderam participar de uma viagem ao Zoo de Americana/SP.

A atividade faz parte do Programa Turismo do Saber, destinado a proporcionar a crianças de escolas públicas uma nova experiência de vida por meio do Turismo Social, na qual cada participante pode ter contato com diferentes paisagens, culturas, recursos naturais e patrimônios que permitam ampliar os horizontes e conhecimentos dos turistas-mirins. A ação proporciona uma saída do ambiente escolar, com o objetivo de aprofundar os conteúdos desenvolvidos na sala de aula através da visita de 1(um) dia a determinados atrativos turísticos.

No Zoo, os alunos puderam ver diversos animais como tigres, onças, leão, leoa, lagartos, tartarugas, anta, hipopótamo, cobras, diversos tipos de aves, como pavões muito coloridos que circulavam pelo parque, vários primatas, incluindo o mico-leão-dourado. Este animal, inclusive, chamou muito a atenção das crianças por ser o símbolo da Mata Atlântica e ter sido trabalhado no Projeto “Universo ao meu redor”, desenvolvido em sala de aula. Além disso, fizeram um gostoso piquenique na área de alimentação do parque, com direito a sorvete. Foi um dia de muito aprendizado e diversão!

  • A1
  • A2
  • A3
  • A4
  • A5
  • A6
  • A8
  • A9
  • A10
  • A11

Terça, 28 Novembro 2017 14:17

Nos dias 25 e 26 de Outubro foi realizada a reunião de pais na U.E CIME Cinderela. Nesta reunião priorizamos a integração da família com a escola, os pais foram recepcionados com um delicioso café da tarde e puderam assistir a um vídeo onde foram apresentadas as atividades realizadas na semana da criança como forma de agradecimento pelas colaborações.

Em seguida foi realizada uma atividade onde os pais participaram junto às crianças em sala de aula. Acreditamos que as reuniões devem ser momentos de integração em que os pais tenham oportunidade de conhecer sobre o que as crianças fazem e aprendem e a partir disso reconheçam e valorizem o trabalho realizado na escola.

  • IMG 5625
  • IMG 5626
  • IMG 5668
  • IMG 5670

Segunda, 27 Novembro 2017 17:13

A TRIBUNA.com.br

Assembleia libera uso de celular em escolas estaduais de São Paulo

Projeto de lei segue para sanção do governador. Uso de crianças e adolescentes fica permitido apenas para fins pedagógicos. A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na terça-feira (10) uma proposta do governo do Estado de São Paulo que permite o uso de celular em sala de aula para fins pedagógicos.

A mudança possibilitará que crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais utilizem os aparelhos durante atividades pedagógicas orientadas por educadores. O governo, no entanto, garante que o monitoramento e o filtro de conteúdo acessado pelos estudantes será mantido.

A proposta foi encaminhada pelo governador Geraldo Alckmin, em 2016, após pedido feito pelo secretário da Educação, José Renato Nalini. De acordo com o secretário, é preciso manter o aluno interessado em aprender. "O ensino prelecional está sendo questionado em todos os ambientes. Se quisermos manter o aluno interessado em aprender, temos de usar a linguagem dele. A linguagem de seu tempo", disse Nalini. Agora, o projeto de lei segue para sanção do governador.

Wi-Fi e banda larga

O governo do Estado anunciou, ainda, que até outubro de 2018, todas as 5 mil escolas estaduais paulistas terão sistema wi-fi e banda larga. O objetivo, segundo a gestão de Geraldo Alckmin, modernizar a rede. 

As redes sem fio serão instaladas, inicialmente, nas salas dos professores e de informática. As instituições de ensino que fazem parte do programa Escola da Família também terão a opção de utilizar a conexão aos fins de semana em locais específicos.

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/assembleia-libera-uso-de-celular-em-escolas-estaduais-de-sao-paulo/?cHash=1bbb69513fe3133be38aeaa3e4fd9d32

 

Caro(s) Redator(es)

Nós, alunos do 5º ano C da E.M.E.F “ Raul de Oliveira Fagundes”, gostaríamos de opinar sobre a notícia publicada no dia 20/10/2017, caderno B4. Sob o título: “Celulares estão liberados em escolas estaduais de S.P”.

Concordamos que essa liberação trará alguns benefícios aos alunos, gostamos de estar conectados, facilitará o nosso entendimento nos trabalhos  em classe, nas pesquisas, e tornará as aulas bem mais atualizadas e agradáveis, já que o celular “fala a nossa língua”.

Porém acreditamos que existem alguns pontos que devem ser discutidos: Por exemplo; se um celular for furtado na escola, quem se responsabilizará? O celular pode se tornar uma distração para o aluno e tirar-lhe a atenção nas explicações, porque é difícil para os professores terem o controle do uso do mesmo por todos os alunos da sala.

Também, poderemos receber ou fazer ligações na escola ou nas imediações, que não faríamos ou receberíamos perto dos nossos familiares, nos colocando em risco. Sem contar que aumentará os conflitos escolares.

Pensamos que esse assunto é muito sério e deve ser bem estudado pelos profissionais da educação, pois apesar de auxiliar, poderá trazer consequências desagradáveis, não só para nós (alunos), mas para toda a escola.

Gratos pela atenção!

Alunos do 5º ano “C”  da escola “Raul de Oliveira Fagundes"

Professoras: Maria Zilda da Silva e Silvia Betânia Reis Braga.

20/10/2017

 

Segunda, 27 Novembro 2017 16:38

No dia dezenove de outubro os alunos do 5º ano, visitaram o zoológico da cidade de Americana – SP. Tiveram a oportunidade de conhecer a fauna de diferentes ecossistemas. As crianças ficaram fascinadas com os felinos.

Finalizamos a atividade com uma visita monitorada ao Jardim Botânico, onde os alunos observaram diferentes espécies da flora nativa e exótica.

Este passeio foi proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação de Amparo, em parceria com o Programa Estadual Turismo do Saber que é destinado a proporcionar a crianças de escolas públicas, uma nova experiência de vida, por meio do turismo social.

Agradecemos especialmente à Supervisora Pedagógica Alessandra Maria Aquino Canivezi Pereira que nos auxiliou com muito empenho para que esse passeio ocorresse.

 

  • zoo2
  • zoo3
  • zoo4
  • zoo5
  • zoo6
  • zoo7
  • zoo8
  • zoo9
  • zoo10
  • zoo11
  • zoo12
  • zoo13
  • zoo14

Segunda, 27 Novembro 2017 16:09

A equipe feminina, categoria extra B, do CIME Profª Jacyra Ribeiro Guilardi mais uma vez ficou com a medalha de “ouro” na modalidade de queimada nos Jogos Escolares de Amparo.

Os meninos também não deixaram por menos, levaram a medalha de bronze na mesma categoria que as meninas.

Parabenizamos todos os envolvidos que contribuíram para mais uma vitória !!! 

 

  • P 20170923 112927

 

 

Sexta, 20 Outubro 2017 10:46

Na semana da criança, de 09 a 11 de outubro, houve várias atividades, dentre elas, o passeio no Geninho. Todos os alunos do CIME PICA-PAU foram passear na cidade de Pedreira na Pizzaria do Geninho, onde se divertiram muito nos brinquedos do playground, brinquedos eletrônicos, cineminha 3D, baladinha, pizza, batatinha frita, algodão doce e refrigerante.

Esse evento só foi possível devido à colaboração de toda equipe escolar, dos pais, comunidade e em especial, a empresa Rousselot Gelatinas que é nossa parceira nas realizações de atividades diferenciadas, proporcionando alegria e aprendizado as nossas crianças.

  • PIC13
  • PIC9
  • PIC12
  • PIC11
  • PIC10
  • PIC8
  • PIC7
  • PIC6
  • PIC3
  • PIC2
  • PIC1

Quinta, 28 Setembro 2017 08:45

O início da primavera em nossa escola contou com muitas flores, cores, alegria, um verdadeiro arco-íris de emoções culminando em nossa Festa no dia 22 de setembro de 2017.

Nossa festa ocorreu nos dois períodos, manhã e tarde, e foi recheada de novidades e muita belezura!

Tivemos a presença da linda e encantadora Boneca Anita contando a história “Tudo que couber no coração” de Patrícia Langlois. A boneca interagiu com as crianças e também com os pais, deixando um clima de amor e magia pelo ar. Todos gostaram muito!

Após a história, nossa Coordenadora Pedagógica, Paloma Jorge, apresentou um pouco de seu projeto na coordenação da escola, chamado “Biblioteca Ativa”, cujo objetivo maior é estimular a leitura em nossos alunos criando um ambiente agradável e propício para tal, como colocação de tapete colorido, almofadas, letras coloridas etc. Foram apresentadas aos pais as ações do projeto e pedido parceria e comprometimento em seu desenvolvimento.

Com a ajuda de Cristiane Lenzi Beira, Diná, nossa Agente Escolar e A.P.M. (Associação de Pais e Mestres) pudemos realizar e ver concretizado o desejo de ter sacolas de pano, coloridas e reforçadas, onde os alunos poderão colocar os livros escolhidos e levar para casa, onde os pais deverão orientá-los no asseio e cuidado com os livros e principalmente na leitura dos mesmos.

Iniciaram-se as apresentações pelos alunos da “Festa da Primavera”, que foram gratificantes pela animação e alegria com coreografias lindamente realizadas. Parabéns às crianças e professores de nossa Equipe, que tanto se dedicaram para este momento ser belo e mágico!

Logo em seguida, os pais foram convidados a adentrar a escola para visitar os trabalhos das crianças que foram expostos para apreciação. Quanta boniteza, criatividade e cor juntas!

Também tivemos participação dos pais e todos os funcionários nas Árvores da Gratidão em nossa parede. Todos foram convidados antes de irem embora a escrever mensagens de gratidão relacionadas a alguém ou algo ocorrido em nossa escola, sem citar nomes, apenas as ações, palavras, gestos que lhes fizeram sentir-se agradecidos. O ato de agradecer faz bem a quem faz e também a quem recebe criando um ambiente acolhedor e agradável. As árvores ficaram frondosas e recheadas de mensagens positivas e carinhosas!

Assim foi nossa “Festa da Primavera”! Recebemos a nossa Comunidade e também a Primavera de braços abertos e muito amor no coração!

 

 

  • GAS1
  • GAS2
  • GAS3
  • GAS5

 

Equipe “Gasparzinho”

Quinta, 21 Setembro 2017 10:26

PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO VISITAM A BARRAGEM DO RIO JAGUARI EM VARGEM

No último dia 05 de Setembro, 17 profissionais da rede municipal de ensino, dentre eles, supervisão, direção e coordenação pedagógica estiveram no município de Vargem, para realização de visita técnica aos reservatórios dos Rios Jaguari e Jacaréi.

O Rio Jaguari nasce no estado de Minas Gerais e é represado ao entrar no estado de São Paulo. Esse reservatório faz parte do Sistema Cantareira que produz e distribui água para a região metropolitana de São Paulo.

A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo subsidiar os trabalhos das escolas para realização da XXI Semana da Água, atividade integrante do Projeto Gota d’agua, junto ao Consórcio PCJ.

A visita foi iniciada pela apresentação, realizada pelo engenheiro da SABESP, Adilson Octaviano, sobre o funcionamento de todo o sistema. Em seguida foi realizada a visita aos reservatórios a fim de observar o aumento no volume das águas, desde o último período de seca em 2014, quando o Sistema ativou o “volume morto” para abastecimento da população. Atualmente o Sistema opera com 57% de toda sua capacidade.

Por meio dessas atividades foi possível compreender que para Amparo a preocupação também deve estar voltada ao Jaguari uma vez que nos períodos de chuva além do alto nível do rio, ele pode receber mais água proveniente da abertura das comportas da barragem, em Vargem. A última abertura ocorreu em janeiro de 2011, devido ao grande volume de chuvas.

  • C1
  • C2
  • C3

Terça, 12 Setembro 2017 13:47

REUNIÃO DE PAIS

A ESCOLA QUE TEMOS... A ESCOLA QUE QUEREMOS...

COMO FAREMOS?

No dia 10 de julho de 2017 as 19 horas foi realizada Reunião de Pais na E.M.E.F. “Raul de Oliveira Fagundes”.

A Reunião teve como objetivo tratar do projeto que será realizado na escola visando a transformação do espaço escolar em um espaço mais participativo. Foi proposta aos Pais uma reflexão sobre a Escola, pautada em três aspectos: - A Escola que temos... A escola que queremos... e, Como faremos para alcançar a Escola que queremos? Salientando que este trabalho já foi realizado com os alunos em sala e com a equipe de educadores.

Posteriormente foi apresentado o vídeo: Lila, (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sUy6WJL7wV8 ) que propõe uma reflexão sobre a necessidade de respeitar os diferentes olhares e pontos de vista ao pensar numa Escola para Todos.

Foi feita uma reflexão sobre o vídeo aonde se comparou os professores com a personagem Lila: sonhadores, que quererem sempre despertar no aluno o desejo de fazer algo a mais, mudar a realidade que ele está, ter um olhar para podermos transformar a escola em um lugar para aprenderem a ser pessoas melhores, a fazer um mundo melhor e que cada um de nós professores, pais e alunos olhamos a escola de um jeito e queremos juntar os olhares para começar a transformar a Nossa Escola.

Durante a discussão sobre os três aspectos, os pais apresentaram as seguintes opiniões:

A Escola que temos... ( Potencialidades e Fraquezas)

  • Pais bem recebidos (acolhedora);
  • Professores de qualidade;
  • Bons Projetos e Programas;
  • Limpeza e bom atendimento;
  • Boa organização;
  • Bom ensino;
  • Os pais devem valorizar a escola (respeito);
  • Piolho;
  • Brigas/ Violência;
  • Trânsito (entrada e saída);
  • Bom material;
  • Quadra coberta;
  • Parque/ brinquedos quebrados;
  • Uso da sala de informática.

A Diretora Alice comentou sobre duas reclamações:

O piolho - esclarecendo que o papel da escola é informação;

Respeito - não consegue ainda ter o respeito reinando, há muitas brigas (violência incontida), desentendimentos verbais (palavrões), principalmente nas aulas de Educação Física onde estão mais livres. São realizadas conversas na tentativa de conciliação, mas muitas vezes não resolve e atualmente o ECA não permite punições mais severas.

A supervisora Nádia questionou sobre a infraestrutura, acessibilidade, materiais e salas, o único problema levantado foi em relação ao trânsito, porém foi explicado que foram tomadas medidas, mas em geral é a falta de respeito das normas de trânsito na área da escola que acontece. Em relação aos materiais não houve reclamações.

A Escola que queremos...

  • Mediador externo/ diminuir a violência;
  • Uniforme completo;
  • Armários para os alunos;
  • Mais passeios.

Como faremos?

  • Colaboração dos pais com relação ao uso do uniforme e demais itens levantados;

A participação dos Pais foi fundamental para se estabelecer metas de transformação da Escola. O próximo passo será a elaboração de um Plano de Ação com a participação de toda a comunidade Escolar.

Segunda, 28 Agosto 2017 10:06

DIA DO PEDESTRE

No dia 08 de agosto, os alunos do CIME “Peter Pan” realizaram atividade de conscientização acerca da segurança no trânsito e da proibição do tráfego em frente a escola das 6h30 às 18h aos condutores de veículos e pedestres que trafegam pelo local.

A atividade fez parte do Programa Criança Segura Brasil, do DETRAN, através do Curso on-line “Criança Segura no Trânsito”. Esse curso tem como objetivo formar multiplicadores para a prevenção de acidentes de trânsito com crianças e adolescentes até 14 anos. A direção e os professores desta Unidade Escolar estão participando dessa formação bem como realizando algumas ações com os alunos.

Como ação educativa sobre o trânsito junto às crianças e à comunidade, foram realizadas atividades em parceria com a Guarda Civil Municipal e com os agentes de trânsito, nos momentos de entrada e saída da Escola. Os alunos e professores participaram com cartazes e entrega de panfletos.

Em pesquisa realizada com os pais dos alunos, concluímos que o trânsito de pedestres e veículos nas ruas vizinhas à escola é muito intenso nos momentos de entrada e saída em virtude de haver duas escolas na mesma rua, uma em frente à outra.

Além desse fluxo naturalmente mais intenso, existem muitos pais que não respeitam a proibição de tráfego de veículo no local, o que deixa a situação perigosa, pois há pedestres e vans escolares neste mesmo trajeto, dividindo um espaço reduzido para manobras e deslocamento, já que a rua é sem saída, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Temos alunos de 3 a 11 anos e essa faixa etária também agrava a situação, uma vez que nem todos vêm para escola acompanhados por um adulto.

Os pais consideram necessária também a instalação de sinalização de trânsito, como uma faixa de pedestres em frente à escola, pois não há. Sugeriram a presença constante de um agente de fiscalização do trânsito. O fechamento da rua para conscientização gerou resultados muito significativos na comunidade que recebeu os panfletos e as crianças com muito interesse.

  • PETER1
  • PETER2
  • PETER3
  • PETER4

Segunda, 28 Agosto 2017 09:51

ANIVERSÁRIO DO CIME GARIBALDO

89 ANOS EDUCANDO COM AMOR!

  • GAR1
  • GAR2

 

Segunda, 28 Agosto 2017 09:48

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS BERÇÁRIOS

 

  • GAR5
  • GAR6

Segunda, 28 Agosto 2017 09:17

GRUPOS INTERATIVOS
COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

VALORIZAÇÃO DA PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA

  • GAR3
  • GARI4

 

Quarta, 23 Agosto 2017 15:37

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA

 

No mês de março de 2017 a nossa escola EMEF “Prof.ª Gislene Ap. da Costa Corrêa”, localizada no bairro do Silvestre II, comemorou 14 anos de atendimento à comunidade, visando uma educação e aprendizagem de qualidade e oferecendo um ambiente de trabalho harmonioso para os servidores e alunos.

Nossa unidade escolar conta com 23 salas de aula, a equipe de gestão é composta pelas professoras Cristina Paiva de Luca Campari, como diretora de escola, Regina Maria Rosa de Douza Luz, como vice-diretora, Aparecida Jaqueline Camargo Pizzette, como coordenadora pedagógica, Rosilane Divina Carvalho, como coordenadora pedagógica; nossa equipe de educadores já está conosco há muitos anos o que torna nossa escolar mais forte e pedagogicamente mais estruturada, além de termos funcionários eficiente que a deixa com essa cara única. Agradecemos a comunidade do bairro Silvestre II pela confiança depositada em nosso trabalho.                       

 

PARABÉNS PARA A NOSSA ESCOLA!

  • G2
  • G3
  • G4
  • G1
  • GIS V
  • GIS VI
  • GIS I
  • GIS III
  • GIS II
  • GIS VIII
  • GIS IX
  • GIS

 

Quarta, 23 Agosto 2017 14:46

EMEF PROF.ª FLORIPES BUENO DA SILVA DESENVOLVE "PROJETO HORTA"

 

A EMEF “Profª Floripes Bueno da Silva” firmou parceria com a Fundação São Pedro e desde 2016 desenvolve o Projeto Eco – Educar. A engenheira ambiental Natália desenvolve atividades semanais com os alunos. Essas atividades envolvem reaproveitamento de material reciclável para produção de brinquedos e maquetes, debates a partir de vídeos relacionados ao meio ambiente, exploração de ervas e temperos, produção de cartazes, plantio de árvores e flores e produção de uma horta com alimentos a serem consumidos na merenda.

 

As atividades relacionadas à horta foram desenvolvidas com os alunos do 5º ano. No início foram explorados vídeos sobre como produzir uma horta e quais os cuidados necessários. Os alunos realizaram o plantio de alface, beterraba e acelga. São os responsáveis pelos cuidados diários com os canteiros. Já fizeram a colheita de alface. Momento muito especial, pois após colherem, fizeram a entrega às merendeiras, que com muito carinho (como sempre) prepararam a alface para consumo de todos os alunos na hora do almoço. A EMEF “Profª Floripes Bueno da Silva” está localizada à Rodovia João Beira, km 45 e atende alunos no 1º ao 5º ano em período integral.

 

  • F1
  • F2
  • F4
  • F6
  • F7
  • F8

Quarta, 23 Agosto 2017 14:13

PROJETO MUSICALIZAÇÃO

O CIME Professora Maria Lúcia de Siqueira vem desenvolvendo durante o ano letivo de 2017, o Projeto de Musicalização “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”.

No mês de julho, contou com a apresentação do Músico Wesley Macedo Bispo que realizou uma apresentação musical com teclado e violino. Nesse momento cultural, as crianças puderam apreciar música de qualidade e do repertório infantil.

Na infância o contato com a música se dá de forma lúdica. A apreciação musical se dá de forma prazerosa e contribui para o desenvolvimento global do educando.  

A musicalização infantil é um poderoso instrumento que auxilia no desenvolvimento da concentração, do raciocínio, da coordenação motora, da expressão corporal, verbal e favorece a sociabilidade auditiva.

Equipe CIME Professora Maria Lúcia de Siqueira

  • M1
  • M2
  • M3
  • M4

Segunda, 07 Agosto 2017 14:33

EMEF. “RAUL DE OLIVEIRA FAGUNDES” FAZ HOMENAGEM A ALUNOS DO 5º ANO E INSTRUTORES DO PROERD E PROBEM

 

Segundo o educador Paulo Freire “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” É com esse pensamento, que a equipe da E.M.E.F. “Raul de Oliveira Fagundes” desenvolveu o Projeto “VALE A PENA SER DO BEM”, onde os alunos e Instrutores do Programa PROBEM (Programa Jovens de Bem com a Vida) se reuniram para reconhecer a aprendizagem desse período de 4 meses onde foram desenvolvidos os temas relacionados ao PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), com os Policiais Militares e os temas Canil, Meio Ambiente, Trânsito, Bullyng, Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes com policiais da Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

Os alunos foram homenageados recebendo medalhas, para que sejam exemplos para as outras séries, possibilitando que os demais almejem chegar ao 5º ano com boa conduta e vontade de participar do Programa PROBEM.

Os instrutores também foram homenageados com um Certificado de Agradecimento pelos ensinamentos e dedicação e os alunos gravaram depoimentos agradecendo e falando de suas aprendizagens. Em especial o Cabo PM Paulo César Reis França Júnior recebeu uma placa simbólica de agradecimento pelo o serviço prestado enquanto Instrutor do PROERD, pois deixará nossa cidade para desenvolver outras atividades em São Paulo, seguindo mais uma etapa em sua carreira.

Assim a equipe da Unidade Escolar, na pessoa da Diretora de Escola, Maria Alice Veríssimo F. F. de Lima, agradece o empenho de todos os Educadores da Escola e Instrutores do PROERD e PROBEM na formação de nossos educandos de forma que valorizem a vida e desenvolvam uma cultura de paz que possibilite a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

  • HOMENAGEM PROBEM 23 06 2017 18
  • HOMENAGEM PROBEM 23 06 2017 19
  • HOMENAGEM PROBEM 23 06 2017 21
  • HOMENAGEM PROBEM 23 06 2017 38
  • HOMENAGEM PROBEM 23 06 2017 41
  • HOMENAGEM PROBEM 23 06 2017 43
  • HOMENAGEM PROBEM 23 06 2017 44
  • HOMENAGEM PROBEM 23 06 2017 48
  •  

Sexta, 28 Julho 2017 14:25

No dia 09 de julho, o CIME Jacyra Ribeiro Guilardi realizou sua Festa Junina. Foi uma festa concretizada com muito empenho de toda equipe escolar, pais e membros da comunidade. Foram realizadas várias apresentações. Na abertura contamos com a participação dos ex alunos da escola, que atualmente são integrantes da Comitiva Mad Horse. Em seguida, a Educação Infantil apresentou a música festa de São João (Cocoricó), o 1º ano Quadrilha (Patati & Patata), 2º ano Dança da Saia de Chita, 3° ano Na Sola da Bota (Rio Negro & Solimões), 4º ano São João do Nordeste (Luan Estilizado & Amazon) e o 5º ano a tradicional quadrilha. Cada sala de aula, com muita personalidade, abrilhantou a festa de um modo todo especial. A Unidade Escolar agradece a participação de todos!!!

 

  • Jacyra VIII
  • Jacyra III
  • Jacyra IV
  • Jacyra V
  • Jacyra VII
  • jacyra I
  • Jacyra II

Quarta, 12 Julho 2017 10:18

No mês de maio foram desenvolvidas atividades com os alunos do CIME Profª Jacyra Ribeiro Guilardi sobre o trânsito. Foram realizadas diferentes atividades. Na Educação Infantil, tivemos a participação do Policial Militar França que desenvolveu de forma lúdica um mini percurso na quadra da escola, utilizando placas de trânsito, com foco na criança como pedestre. Já com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foi trabalhado no momento de leitura o Gibi – Turma da Mônica viajando com segurança. Com os alunos do 5º ano durante as aulas do PROBEM tivemos a participação dos Agentes de Trânsito que desenvolveram diferentes propostas de atividades com os alunos, como vídeos e dinâmicas. Todas essas atividades fizeram parte do Curso online Criança Segura no Trânsito, realizado pela equipe suporte pedagógico da escola.

  • Jacyra 1
  • Jacyra 2
  • Jacyra 3
  • Jacyra 4
  • Jacyra 5

 

Terça, 04 Julho 2017 09:23

Na semana de 12 a 14 de junho de 2017, a nossa unidade escolar realizou com seus alunos atividades voltadas para a arte. A escola trouxe ao conhecimento das crianças a biografia do artista Paul Klee por meio de práticas como a observação e a apreciação, além da e elaboração de atividades sobre as obras: Polifonia, Gato e Passáro e Castelo e Sol.

  • bea I
  • bea III
  • bea IV
  • bea II
  • bea VII
  • bea V

Quinta, 29 Junho 2017 14:02

Festa Junina na EMEI Bairro dos Pedrosos e CIME Bairro da Areia Branca

Nos últimos dias 20 e 23 de junho tivemos a Festa Junina na EMEI Bairro dos Pedrosos e no CIME Bairro da Areia Branca.

As crianças estavam muito animadas, vestidas a caráter e capricharam nas danças ensaiadas pelos profesores da Educação Infantil e nas quadrilhas ensaiadas pelo professor de Educação Física no Ensino Fundamental.

Os professores capricharam na decoração das escolas com painéis muito coloridos. Para finalizar a festança, tivemos uma grande mesa com pipoca, bolo de fubá e guaraná.

Muito obrigada à equipe das duas unidades escolares que fizeram o nosso Arraiá bom demais!

 
  • par
  • par1
  • par2
  • par3
  • par4
  • par5
  • par6
  • par7
  • par8
  • par9
  • par10
  • par11
  • par12
  • par14
  • par15

Quinta, 29 Junho 2017 09:36

Junho é mês de festança! O CIME “Chapeuzinho Vermelho não poderia ficar de fora”.

Foi realizada na sexta-feira, 23/06, nossa Festa Junina. Este ano contamos com os painéis confeccionados pelas professoras e alunos que fizeram nossa escola ficar linda. As famílias puderam tirar fotos em frente às decorações, assistir às lindas apresentações que nossas professoras ensaiaram e levar uma deliciosa lembrancinha para casa.

O evento foi realizado nos dois períodos de aula para garantir que todos pudessem participar. Toda equipe participou com muita alegria e o resultado foi uma festa linda que só apresentou retorno positivo por parte da comunidade. Vale ressaltar o capricho tembém dos pais em vestir as crianças a caráter e no comparecimento de muitos familiares. Em nome da escola agradecemos a todos pela participação!

  • Chapéu 2

  • Chapéu 3

  • Chapéu 4
  • Chapéu 5
  • Chapéu 6
  • chapéu 8
  • chapeu 9
  • chapeu 10
  • chapeu 11

Terça, 20 Junho 2017 16:42

FESTA JUNINA CIME CINDERELA

NO DIA 10/06/2017 FOI REALIZADA A FESTA JUNINA DO CIME “CINDERELA”, A FESTA CONTOU COM COMES E BEBÊS, DANÇAS TIPICAS E UM SHOW DE PRÊMIOS BENEFICENTE EM PROL DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA.

PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO TIVEMOS A CONTRIBUIÇÃO DOS PAIS, FUNCIONÁRIOS E DO COMÉRCIO LOCAL.

NESSA PRIMEIRA ATIVIDADE DO PROJETO “FAMILIA VAI À ESCOLA” CONSEGUIMOS ESTREITAR A PARCERIA ENTRE A ESCOLA, A FAMILIA E A COMUNIDADE, PROPORCIONANDO UMA TARDE AGRADÁVEL, EM QUE OS PAIS E A COMUNIDADE PUDERAM PRESTIGIAR A DANÇA E OS TRABALHOS DE ARTE REALIZADOS PELOS ALUNOS USANDO COMO REFERÊNCIA OS ARTISTAS ALFREDO VOLPI E ANTÔNIO MILITÃO DOS SANTOS, TORNANDO ESSE EVENTO UM SUCESSO!

NO PRÓXIMO DIA 26/06/2017 PARA ENCERRARMOS O MÊS DE COMEMORAÇÕES JUNINAS, REALIZAREMOS UMA FESTA JUNINA INTERNA PARA OS NOSSOS ALUNOS.

APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA AGRADECER A COLABORAÇÃO DE TODOS E A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E DA COMUNIDADE.

  • 100 4710
  • 100 4722
  • 100 4823
  • 100 4854
  • IMG 2086
  • IMG 2087
  • IMG 2088
  • IMG 2089

Terça, 20 Junho 2017 11:33

Na quinta-feira, dia 25 de maio, foi realizada a apresentação da peça “Os saltimbancos” para toda a equipe escolar. Desenvolveram a atividade as crianças matriculadas no PROFIC que participaram das aulas de Musicalização com o Prof. Diego, pelo Projeto Ciranda Criança. A apresentação foi muito bonita, as crianças formaram um coral muito animado. Tudo foi realizado para marcar o fim das aulas nesse semestre.

  • ciranda1
  • ciranda6
  • ciranda4

Terça, 20 Junho 2017 10:15

As crianças matriculadas no Profic do CIME Pinóquio realizam o Projeto de Teatro e Bandinha, uma vez por semana. Outros projetos também são realizados nos outros dias da semana como Culinária, Jogos, Artes e Passeio no Bairro.

No mês de maio, em parceria com o Projeto Criança Segura do Detran, realizamos as atividades de educação para o trânsito. Na última terça-feira, dia 30, foram apresentados os teatros e as bandinhas que as turmas prepararam durante este mês. A apresentação foi para toda a escola, inclusive, berçários, que assistiram. As atividades tiveram repercurssão muito positiva para todos.

  • Foto Pinóquio
  • transito2
  • Foto Pinóquio 1

Quinta, 25 Maio 2017 16:14

Formação continuada dos professores das nas creches municipais Berçário e PROFIC

Os grupos de Formação Continuada dos professores que atuam nas creches municipais são divididos por segmento - Berçário e PROFIC - e as formações acontecem de acordo com a área de conhecimento que é desenvolvida junto às crianças.

No Berçário estudamos o Desenvolvimento Infantil e o que cada criança de 11meses a 02 anos necessita para desenvolver o aspecto afetivo, aspecto social, aspecto físico e a linguagem. As propostas de atividades são inseridas a partir do referencial teórico que justifica a necessidade de cada intervenção e as estratégias que o professor(a) irá desenvolver com suas crianças.

Para o PROFIC são organizados estudos a partir da ludicidade. A criança irá desenvolver as áreas de conhecimento previstas no plano semanário do professor, tais como: Artes visuais – o fazer artístico e apreciação em artes visuais; Teatro; Contos de fadas (Gêneros); Música- o fazer musical e apreciação musical; Natureza e sociedade: Movimento- expressividade/ equilíbrio e coordenação; Culinária; Matemática; Linguagem e escrita e Função simbólica.

A cada encontro, a partir dos conteúdos estudados, são organizadas estratégias para que o trabalho com o este grupo de crianças se torne mais prazeroso através de atividades lúdicas como jogos com sucata, colagens, culinária, dentre outras, de maneira que se diferencie das atividades já realizadas no período regular de ensino, uma vez que as crianças do PROFIC permanecem durante todo o dia na escola. Além disso, há objetivos específicos para esse desenvolvimento, para que não se repitam as estratégias e os materiais já utilizados na pré-escola

Para garantir que esses estudos realizados nas formações se concretizem durante as aulas ministradas nas unidades escolares de forma produtiva e eficaz, também acontecem grupos de estudos com coordenadores pedagogicos, abordando os conteúdos de cada formação do Berçário e do PROFIC e também da pré-escola, a fim de que esses tenham um acompanhamento da prática pedagógica, para viabilizar um maior enriquecimento para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social das crianças.

Quinta, 25 Maio 2017 14:29

Formação continuada dos professores das pré-escolas municipais

Terça, 23 Maio 2017 09:35

Festa da Páscoa    - CIME Pica-Pau   12/04/2017

Sexta, 19 Maio 2017 16:52

Olá, amigos, tudo bem? Eu sou a gotinha viajante, e vou mostrar para vocês um pouco do nosso projeto.

Uma das funções da escola, além de formar e informar o aluno, é mostrar a ele que as ações de cidadania fazem parte do nosso cotidiano, contribuindo para o bem estar de todos.

Partindo desse princípio foram planejadas várias ações para que seja evitado o desperdício do elemento natural mais importante para a vida humana, que é “água”.

Assim reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta e sua iminente diminuição a cada dia, devido a problemas como assoreamento dos rios, poluição, desperdício, etc., esse projeto visa sensibilizar e conscientizar o aluno (este, um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade, pais, parentes e amigos), atentando para o uso racional e consciente da água e da preservação do meio ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

O objetivo do Projeto é integrar FAMÍLIA/ESCOLA, na conscientização que a água não deve ser desperdiçada e nem poluída.  A criança levará para casa uma maleta contendo a gotinha (confeccionada juntamente com as crianças), livros de história (de acordo com o tema, os alunos escolhem a história que levarão para a casa), caderno de registro (criança e/ou o adulto, terá que fazer o registro), lápis gotinha e textos informativos (adequados para os adultos), para serem lidos por ela e os adultos da sua casa.

O projeto ocorre durante todo o ano, juntamente com a comemoração Internacional do Dia Mundial da Água (22 de março) e Semana da Água, projeto que é realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Amparo.

 
  • 3

  • IMG 20170518 123028998
  • IMG 20170518 123018236
  • IMG 20170518 123256137
  • IMG 20170518 124607503
  • IMG 20170518 125419961
Quinta, 18 Maio 2017 08:59

Nos dias 08 e 10 de Maio aconteceu no CIME Bairro da Areia Branca a Reunião de Pais do 1º Bimestre – 1ª Família na Escola. Nesta reunião, os pais conseguiram acompanhar o rendimento dos filhos durante o 1º Bimestre e ver uma exposição de trabalhos que algumas turmas realizaram (trabalho em família com decoração do boneco – corpo humano e maquetes do bairro). A equipe da unidade escolar também se organizou para homenagear as mães, tendo em vista o Dia das Mães que seria no próximo domingo, dia 14 de Maio.

O pátio da escola foi todo decorado com cartazes confeccionados pelos alunos e professores. Além disso, cada turma se preparou para fazer uma apresentação para as mães com músicas e poesias. A presença das mães foi muito boa e todos se emocionaram com as apresentações: professores, crianças e mães. Parabéns a toda a equipe que se empenhou para que este momento fosse especial para as famílias da nossa escola!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9

  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19

Terça, 09 Maio 2017 09:55

EMEF “GASPARZINHO” APRESENTA OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO SEU DIA A DIA DURANTE O 1º BIMESTRE

Um pouco de nossa escola...

Nós, da escola Gasparzinho, vamos mostrar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido neste ano por nossa equipe de alunos, professores e funcionários.

Começaremos mostrando algumas atividades realizadas em sala de aula onde os alunos utilizaram material concreto para trabalhar conceitos matemáticos como contagem, leitura, interpretação e construção de tabelas, agrupamentos e formas geométricas. Essas atividades estão presentes no EMAI dos respectivos anos, neste caso, 1º ano e 4º ano do Ensino Fundamental.

Em nossas apresentações do Hino Nacional, as turmas do 2º e 3º anos que já se apresentaram, escolheram atividades do Ler e Escrever para compartilhar com a escola, como músicas e cantigas com letras carregadas de história e vivências das crianças, bem como adivinhas onde todos participaram tentando descobrir as respostas.

Já a turma do 4º ano A, que está trabalhando o projeto "Confabulando com Fábulas" no livro do Ler e Escrever fez uma dramatização da fábula "A cigarra e a formiga". O final dessa apresentação enfatizou aos alunos que não devemos agir com despreza ou frieza, e sim acolher o próximo, tratá-lo bem independente de sua situação. Precisamos ouvir a opinião do outro, analisar e valorizar o que ele tem melhor.

Os alunos do 2º ano B fizeram um livro com cantigas populares que trabalharam neste 1º bimestre.

Os alunos do 4º ano C e do 5º ano A trabalharam os valores e também a importância e significado da letra de nosso Hino Nacional. E os alunos do 5º ano B apresentaram uma linda poesia sobre o Dia da Mulher!

Em nossos encontros de HTPC pudemos refletir sobre a importância e o significado de ser professor, repensando e reinventando nossa prática, sempre em busca de aperfeiçoamento, harmonia e união de nossa equipe. Todos pelo mesmo objetivo: o progresso de nossos alunos.

Nossa biblioteca, como bem diz Magda Soares, é a alma da escola. Vem ganhando vida e cada dia mais usuários ávidos por leituras e diferentes ‘viagens’ pelo mundo dos livros.

Nós também brincamos, nos divertimos e fazemos arte pelas paredes da escola e salas de aula.

Enfim, nossa escola é um pedacinho de cada um que nela está. Vivemos e trabalhamos para o sucesso e evolução de nossos alunos como aprendizes e cidadãos, e em prol de toda nossa equipe e comunidade escolar. Contem conosco!

 
  • foto 2
  • foto 1
  • foto 3
  • foto 4
  • foto 5
  • foto 6
  • foto 7

Terça, 09 Maio 2017 08:22

TRUPE DE PALHAÇARIA NA ESCOLA CLARINDA

No dia 12/04 a Escola Clarinda recebeu uma trupe de palhaços bem animados!!! A trupe é formada por voluntários anônimos que encantam e levam à todos luz, amor e muita alegria! Essa “trupe” atende quem gosta de sorrir e fazer sorrir. Visitam hospitais como os Doutores da Alegria, creches e escolas. Um belo e elogiável trabalho num mundo de tantas tristezas...

A visita de “Florinda”, “Kiko” e “Panqueca” empolgou demais a criançada! Todos participaram das brincadeiras e riram muito com as palhaçadas. No final as crianças ainda ganharam um delicioso bombom da trupe. A Escola Clarinda agradece demais a disposição e carinho dessa trupe tão animada.

Para quem desejar ser um voluntário, colaborar ou conhecer melhor o trabalho, entrar em contato com “Dirce”:

Telefone: (19) 3839-8687 ou 97110-3523

Email: dirceartflores@yahoo.com.br

Endereço: Rua Tácito Loschiavo, 59 – Jd. Modelo

  • 2
  • 3
  • 5
  • 8

 

Segunda, 17 Abril 2017 08:53

PROJETO DAS ESCOLAS EMEI TIO PATINHAS E ROSAS

Título do projeto: Na luta contra a Dengue!

Justificativa:

Dengue - Com toda certeza um mosquito incomoda muita gente! Porém, não se trata apenas de incomodar, pesquisas recentes na mídia têm apresentado a proliferação da doença e o aumento dos casos tem sido um fato, inclusive em nossa cidade. Por isso, precisamos nos armar nesta luta contra a Dengue – o Mosquito Aedes Aegypti. Buscaremos através  deste projeto conscientizar alunos e comunidade sobre a  prevenção da dengue. A dengue só pode ser combatida com informação e espírito de equipe para a eliminação dos criadouros.

Objetivos:

  •     Informar e sensibilizar as famílias sobre os riscos e prevenção da doença;
  •     Conscientizar sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito.     

Metas:

  •     Mostrar que a melhor forma de se combater a dengue é a prevenção;
  •     Formar cidadãos multiplicadores na luta contra o mosquito.

Ações a serem realizadas:

  •     Divulgar informações sobre prevenção da doença através de folhetos e cartazes informativos;
  •     Realização de diferentes atividades em sala de aula com os alunos sobre como prevenir e eliminar criadouros do mosquito.

Acompanhamento, controle, avaliação e orientação:

O projeto será acompanhado pelas especialistas da unidade escolar no decorrer de seu desenvolvimento. Avaliaremos o projeto a partir dos dados obtidos, tendo em vista, formar cidadãos multiplicadores em favor da saúde.   

  • P1160348
  • P1160351
  • P1160353
  • Passeata Projeto Na luta contra a Dengue

Terça, 11 Abril 2017 11:15

PROJETO: “CONHECENDO A ROTINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

A Educação Infantil tem por objetivo desenvolver a criança em seus diferentes aspectos (moral, afetivo, físico, social e intelectual), tornando-os futuros cidadãos críticos e autônomos. Atualmente os pais vêm procurando matricular seus filhos na Educação Infantil logo que completam 03 anos, porém alguns pais ainda não têm claro para si que os filhos não vêm para escola apenas para brincar, e que durante o período que aqui permanecem desenvolvem inúmeras atividades cognitivas.

Constatamos em todo início de ano a grande ansiedade dos pais em relação às atividades que os filhos realizam na escola em sua ausência. Pensando em esclarecer como é desenvolvido o trabalho pedagógico na EMEI Prof. Sílvio Vichi e na Rede Municipal de Educação de Amparo os mesmos são convidados, após o período de adaptação, a frequentarem um momento de aula juntamente com seu (a) filho(a), desenvolvendo as atividades planejadas pelo professor e participando da rotina da escola.

O projeto envolve as salas de Infantil I e II, pois são os alunos que estão iniciando nesta Unidade. Os pais têm participado com interesse e demonstram após as visitas uma satisfação em relação à qualidade de ensino e aprendizagem.

  • 164
  • 168

Quinta, 06 Abril 2017 14:09

BAILE DE CARNAVAL

No dia 24 de Fevereiro ocorreu no CIME Peter Pan e na Creche São Cristóvão o tradicional Baile de Carnaval promovendo a integração dos alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Na sala de aula os alunos trabalharam diferentes atividades demonstrando a importância Cultural dessa data no Brasil, por meio de atividades interdisciplinares como: leitura, listas, escrita, interpretação do texto das marchinhas tradicionais, história do Carnaval, situações problema, confecção de máscaras e pintura. Os alunos participaram do desfile mostrando fantasias dos mais diversos temas. O baile ocorreu ao som das marchinhas tradicionais, com confetes e serpentinas para animar ainda mais a festa. Foi um dia divertido e empolgante para todos!

  • Foto Peter Pan II
  • Foto Peter Pan
  • Foto Peter Pan I

Quinta, 06 Abril 2017 14:04

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DÁ CONTINUIDADE AO PROJETO

KHAN ACADEMY

Desde 2014, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Projeto Khan Academy junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental – área urbana - da Rede Municipal de Ensino em parceria com a Fundação Lemann. O projeto realizado em sala de aula junto aos alunos implica em formação aos professores acerca de conhecimento e utilização da Plataforma Khan Academy que aconteceu no último dia 21, no Laboratório de Informática do CIME Peter Pan.

 

Segundo equipe da Fundação Lemann, “a Plataforma Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. Criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, ela oferece videoaulas e mais de 300 mil exercícios completamente gratuitos que podem ser acessados a qualquer hora do dia. O site oferece ensino personalizado: reconhecem quais habilidades o aluno domina e quais ainda precisam praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um. Basta ter um computador com acesso à Internet”.

 

Em 2014, a Khan Academy passou a ser traduzida para o português pela Fundação Lemann e, desde então, tem ajudado mais de 5 milhões de brasileiros a desenvolverem suas habilidades de matemática de forma divertida e sem barreiras. Além da tradução de aulas e exercícios, a Fundação Lemann também oferece um programa gratuito que leva a Khan Academy a escolas públicas, formando professores não só para que usem a plataforma em seu dia a dia com seus alunos, mas também para que compartilhem esse conhecimento com outros educadores.

Quinta, 06 Abril 2017 09:05

PROGRAMA MUNICIPAL QUE CONCEDE BOLSAS DE ESTUDO EM CURSO

PRÉ-VESTIBULAR DÁ INÍCIO ÁS AULAS

No último dia 20 de Março foram iniciadas as aulas do Programa Municipal de Concessão de Bolsas em Curso Pré-Vestibular – Cursinho Municipal.

O Programa oferece anualmente 60 bolsas de estudo a alunos egressos de escola pública e neste ano está sendo desenvolvido no Colégio Sempre Ativo, sob a responsabilidade da empresa Master Desenvolvimento Humano.

O objetivo do Programa é criar condições para que alunos egressos da rede pública de ensino tenham a possibilidade de dar continuidade à sua formação em instituições públicas de Ensino Superior. 

São critérios para ingresso:

a) Ter cursado o Ensino Fundamental e Médio em escola públicaescola do SESI–Serviço SocialdaI Indústria ou em escola de rede privada de ensino, sendo aluno bolsista com 100%(cem por cento) de bolsa, no caso de alunos vinculados à rede privada de ensino, conforme Lei 3706,de 24 de Outubro de 2012.

b) Residir no Município pelo menos dois anos.

c) Ter realizado prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em2016.

Dados do Programa:

  • 646 alunos classificados para as aulas desde 2007 a 2017
  • 245 aprovações (não necessariamente 245 pessoas, pois uma pessoa pode ser aprovada em mais de uma rede).
Ano de ingresso no Programa Públicas Privadas Público - Privada
2007 04 10 Sem dados
2008 06 12 Sem dados
2009 04 20 Sem dados
2010 03 24 Sem dados
2011 10 22 Sem dados
2012 02 08 08
2013 09 23 12
2014 14 13 11
2015 11 10 09

No final do mês de Abril teremos os resultados dos alunos referentes ao ano de 2016\2017. Ainda há 10 vagas que podem ser preenchidas por alunos que estejam dentro dos critérios!

Quinta, 06 Abril 2017 08:51

TRABALHO COM ARTES NO PROFIC DO CIME BAMBI

As crianças percebem o mundo através dos seus sentidos e o trabalho com artes utilizando diferentes materiais, técnicas e texturas. Estimulam todos os sentidos, desenvolvendo valores, e ajudando a expressar sentimentos e emoções.

Além do trabalho com Artes as crianças também participam de atividades com jogos para desenvolvimento da psicomotricidade. Esse trabalho tem como benefício

  • A consciência do próprio corpo;
  • Domínio do equilíbrio;
  • O controle e a eficácia da coordenação global/ampla fina e óculo manual;
  • Controle da respiração;
  • Organização do esquema corporal e orientação no espaço;
  • Estruturação espaço temporal;
  • Maiores possibilidades de adaptação ao mundo exterior.

            

  • Foto Cime Bambi I
  • Foto Cime Bambi II
  • Foto Bambi III
  • Foto Cime Bambi

Sexta, 31 Março 2017 14:13

PROJETO CIRANDA CRIANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O Projeto Ciranda Criança se constitui numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para atendimento às crianças e aos adolescentes, em período contrário ao das aulas regulares, por meio de atividades culturais, educativas, esportivas e sociais. Atende exclusivamente alunos da rede municipal de ensino, ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola. As atividades são realizadas nas próprias unidades escolares e têm por objetivo principal assegurar a permanência, o sentimento de pertencimento e o sucesso dos educandos na escola.

Aliado a esse objetivo, as atividades do Projeto Ciranda Criança visam minimizar as desigualdades sociais e aumentar os níveis de participação democrática dos alunos e de respeito aos direitos humanos. Atualmente, a Educação Básica assume caráter amplo e social por ressaltar a indissociabilidade entre educar e cuidar, por meio de práticas articuladas que atuam não só para a difusão do saber escolar, mas também para o desenvolvimento e para a formação plena do educando. Neste sentido, as aulas oferecidas são de canto/coral, capoeira, fanfarra, musicalização infantil, teatro, karatê, flauta e dança.

 

HISTÓRICO DO PROJETO

 

No ano de 2004, foi realizada uma sondagem das comunidades escolares vinculadas à Secretaria Municipal de Educação para compor a Proposta Político-Pedagógica das escolas. Por meio desse trabalho, foi possível constatar, entre inúmeros dados que: as famílias tinham pouco contato com as diferentes manifestações culturais; a maioria das famílias tinham como fonte principal de lazer assistir a programas televisivos e passar os finais de semana em casa e poucas famílias frequentavam uma biblioteca ou possuíam livros em casa. O diagnóstico encontrado pelas escolas levou a Secretaria Municipal de Educação a propor o presente Programa a fim de contribuir a transformação dessa realidade.

Por meio da implantação do Projeto Ciranda Criança, a Secretaria Municipal de Educação tem atuado nas possibilidades de ampliar as experiências culturais dos educandos e, consequentemente, possibilitar seu desenvolvimento integral. Este projeto traduz a real preocupação com o bem-estar da infância e da adolescência e colabora com a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. Anualmente, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação avalia o projeto, através do levantamento de frequência de educadores e alunos e de relatórios das atividades desenvolvidas, considerando a participação e o aproveitamento dos alunos e o envolvimento das comunidades e dos profissionais, a fim de reorganizar as ações, como por exemplo, incluir ou excluir modalidades, no sentido de garantir que o projeto atinja seus objetivos.

  • Foto Ciranda Criança I

  • Foto Ciranda Criança II

Quarta, 22 Março 2017 16:06

ESCOLA MUNICIPAL PROFª GISLENE APARECIDA DA COSTA CORRÊA REALIZA ASSEMBLEIA

No dia 17 de fevereiro de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Gislene Aparecida da Costa Corrêa, foi realizada a Assembleia inicial para a socialização do Manual do Aluno que contém todas as normas e as regras da Unidade Escolar. Participaram da atividade pais, alunos, professores e a equipe gestora da escola. Foi desenvolvida uma dinâmica em grupo, junto a todos os presentes, intitulada “Somos Unidos”, em que por meio de palitos discutimos que uma pessoa pode quebrá-lo, mas todos os palitos juntos não podem ser quebrados, pois unidos, tornam-se fortes. Acreditamos que nosso objetivo foi atingido, pois muitas pessoas participaram. Só assim poderemos nos fortalecer e realizar melhores atividades com os alunos e as famílias.

  • IMG 5228
  • IMG 5234

Segunda, 13 Março 2017 14:50

MELHORIAS NO REFEITÓRIO

  • Nós do 5º ano A gostamos muito da forma que nós nos alimentamos nesse ano de 2017. É mais prático e organizado.
  • No ano passado demorava muito para comer, porque tinha 1 fila, nesse ano é mais rápido porque tem 2 filas.
  • Nesse ano a comida está mais gostosa e quentinha por causa do bufê.
  • Nós do 5º ano A achávamos que o arroz era um pouco duro, mas agora ele está mais molinho, é muito bom.

(Texto coletivo – 5º ano A – Manhã – Professora Maria Tereza de Oliveira Lixandrão)

MERENDA

  • Na nossa escola este ano, colocaram um “buffet” para por comida, ficou melhor organizado e mais fácil para todas as crianças.
  • Agora a comida vem bem quentinha, porque antes de ter o “buffet” a comida às vezes vinha morna e agora a comida vem bem quente e fica muito gostoso.
  • Nós gostamos bastante do “buffet”. Nós queremos que a escola continue assim. Nós gostamos do cardápio no quadro da cozinha, nós amamos o “buffet” !

(Texto coletivo – 5º ano B – Tarde – Professora Lucia Helena Caminada)

  • IMG 1058
  • IMG 1059
  • IMG 1060
  • IMG 1061

 

Quarta, 08 Março 2017 11:36

O Centro Integrado Municipal de Educação “Professora Maria Lúcia de Siqueira”, está completando com muito orgulho, neste mês de março, 1 ano de atendimento a comunidade Amparense. Proporcionando uma educação de qualidade, visando o desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças, bem como oferecendo um ambiente de trabalho de qualidade para os servidores.

A mesma foi aberta ao público em 21 de Março de 2016 e inaugurada oficialmente em 18 de Junho de 2016. O CIME “Professora Maria Lúcia de Siqueira”,  possui capacidade para atender 158 crianças, com idade entre 11 meses e 5 anos, atendendo Berçário, Pré-escola e PROFIC.

                                   Parabéns para nossa escola!!!

Quinta, 22 Dezembro 2016 15:21

No dia 09/12/2016, os alunos dos 5º anos A, B e C participaram de uma cerimônia interna de encerramento do Ciclo nas dependências da Escola Municipal “Gasparzinho”.

Toda a Escola se preparou de forma festiva para o evento, onde houve a participação de todos os demais anos na entrega dos certificados e também apresentação dos alunos da Ciranda Criança, na modalidade Flauta, onde o Professor Fernando pode mostrar o trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2016. Após a cerimônia houve uma confraternização coletiva com muitos comes e bebes.

Os alunos dos 5º anos estavam muito emocionados, pois é um ciclo que se finda na longa caminhada de sua jornada escolar. Como disse a Professora Nilza “é apenas um degrau da escada… e no futuro esperamos encontrá-los no degrau mais alto do conhecimento”.

Queremos deixar aqui os nossos agradecimentos aos senhores pais que colaboraram de forma significativa durante todo o ano de 2016, aos nossos professores pelo empenho e dedicação, as merendeiras, agentes escolares, agentes administrativos e agentes de serviços gerais, que com muita dedicação e trabalho, tornam nossa escola um ambiente saudável e feliz para a aquisição do conhecimento.

Desejamos a todos os alunos que tenham uma caminhada de sucesso e realizações e que levem para sempre um pedacinho da Escola “Gasparzinho” no coração.

Quarta, 23 Novembro 2016 16:28

EU LEIO, ELE LÊ E VOCÊ?

Escola “Clarinda” socializou junto aos alunos e comunidade o Projeto de leitura da Secretaria Municipal de Educação: “Eu leio, ele lê e você?”. Na quarta-feira, 28 de setembro, a E.M.E.F. “Professora Clarinda de Almeida Mello” socializou junto aos alunos e comunidade o Projeto de leitura da Secretaria Municipal de Educação: “Eu leio, ele lê e você?”. O Projeto tinha como um dos objetivos desenvolver o gosto pela leitura e propiciar aos alunos e familiares bons momentos de leitura em casa já que cada aluno recebeu um “kit de livros”. Durante todo o 2º e 3º bimestre os professores e alunos leram em sala os livros e realizaram diversas atividades a partir do Guia de Orientações elaborado para o trabalho em sala de aula com os kits de livro. E para socializar todo o trabalho realizado, prepararam belas apresentações a partir do livro de história que as crianças mais gostaram. O “clima de leitura” foi introduzido pela professora “Isabel Cristina Forato” através do conto da história “O Menino de todas as cores”. Logo após, deu-se início as apresentações com reconto, teatro, seminário, jogral, canções etc. Algumas salas inclusive confeccionaram lindos livros a partir dos temas estudados para fazer parte do acervo da Sala de Leitura da escola. As apresentações foram simples, porém encantadoras!!! Os livros escolhidos para realização dos trabalhos em sala de aula foram:

Manhã:

Livro Turma
Liloca, a formiga distraída 1ºA e 1ºB – Professoras: “Ana Cleide Coelho Alves Godoy e Maria Aparecida Cesário”;
Clara pinta e borda 2ºA e 2ºB – Professoras: Viviane Tenório de Oliveira e Ana Beatriz Christini Antunes
Um guarda-roupa encantado 3ºA e 3ºB – Professoras: Nádia Lígia Penha Costa e Ana Sílvia Campos Ribeiro Junqueira Castelli   
Tablet, tablete meu! 4ºA – Professora: Rita Cássia Vicentin Micai
Lendas Amazônicas dos índios Tupis 5ºA – Professora: Eliane Cristina Camargo

Tarde:

Livro Turma
Matilda a centopeia 1ºC – Professoras: Lidiane Helena Tiosse e Isabel Cristina Forato
Par ou ímpar, ímpar par 2ºC e 2ºD – Professoras:  Ilza Carla Colombo Vieira e Marisa de Carmo de Paula
Diná a bruxinha que não era má. 3º C e 3º D – Professoras: Joelma da Silva Goulart Souza e Vitória Aparecida Palhão  
Lisa e a borboleta azul 4ºB – Professora: Jéssica Rodrigues Frizzo
Sinônimos e Antônimos 4ºC – Professora: Maria Gláucia de Souza Siqueira
Lendas Amazônicas dos índios Tupis 5ºB – Professora: Valquíria Clotilde Crivelaro Zanarella Cruz

 

Quarta, 23 Novembro 2016 15:39

ESCOLA “CLARINDA” REALIZA INTEGRAÇÃO ENTRE A ED. INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL

Alunos da Educação Infantil tiveram a oportunidade de conhecer e realizar atividades em uma escola do Ensino Fundamental

Para que os pequenos não “estranhem” tanto a passagem da Ed. Infantil para o Ensino Fundamental, no mês de Setembro na Escola Municipal do Ensino Fundamental “Professora Clarinda de Almeida Mello” ocorreu uma das etapas do “Plano de Integração” da Secretaria Municipal de Educação.  Os alunos do período da manhã e da tarde do Infantil IV que ingressarão no próximo ano no 1º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer uma das possíveis escolas em que estudarão para “amenizar” toda a ansiedade em relação à mudança de escola, turma e segmento. Os pequenos da EMEI “Professor Silvio Vichi”; do CIME “Cinderela” e do CIME “Nicolau Consoli” conheceram a Escola “Clarinda” e observaram espaços parecidos com os que já conhecem como o refeitório (merenda), a sala de leitura, as salas de aulas e também conheceram novos espaços como a sala de informática e a quadra poliesportiva.  

Além disso, para que pudessem sentir o “gostinho” de um dia no Ensino Fundamental, os pequenos participaram de algumas atividades. As professoras dos 1ºs anos prepararam atividades para serem realizadas pelas crianças na sala de aula. Por exemplo, um das turmas visitantes junto aos demais alunos da escola cantou diversas vezes a música “Peixe Vivo” e em seguida selecionou na música impressa algumas palavras ditas pela professora. Nesse momento, as crianças sentaram-se em duplas e os alunos do Ensino Fundamental auxiliaram os alunos da Educação Infantil.  Logo após, os alunos do Ensino Fundamental ensinaram a dobradura do “peixinho” que já haviam realizado na aula de Arte. Outra turma realizou atividades na quadra junto com a professora de Ed. Física. Primeiramente um divertido alongamento e logo em seguida a brincadeira “Morto Vivo” com comandas bem diferentes como: água, terra, ar etc. As crianças se divertiram e riram muito! Comentaram que gostaram muito de conhecer a escola. Ao final da visita, como lembrancinha, levaram para casa um lápis com uma linda ponteira de catavento. A visita foi bem dinâmica e as crianças apreciaram muito a integração!

Quarta, 23 Novembro 2016 14:37

MUSEU CATAVENTO

No dia 11 de agosto os alunos do CIME “Peter Pan” visitaram o Museu  Catavento, atividade extraclassse planejada para as turmas de 4º e 5º anos. O Catavento é um museu interativo dedicado às ciências, localizado no Palácio das Indústrias, na cidade de São Paulo. Ele é dividido em 4 espaços: universo, vida, engenho e sociedade, em uma área de 4 000 m² com 250 instalações. Foi fundado em março de 2009 pelas Secretarias de Cultura e Educação da cidade.

Nossos alunos foram acompanhados pelos professores do 4º anos A, Ivanilde Luz Silveira Mascarenhas e Sara Luz Silveira Costa, do 4° ano B, Helena Cristina da Silva Góes Fonseca e do 5º ano A Elisabete de Menezes Bevilacqua; também estiveram presentes a coordenadora pedagógica, Roberta Bulgarelli de Carvalho e a diretora Rosa Maria Rodrigues Stefano.

Foi um passeio pelo mundo científico percorrido através de um dos roteiros, selecionados pelos professores, que contou com monitores do museu e teve as seguintes atrações: Engenho, Astronomia e Nave.

A seção Nave proporcionou aos alunos a experiência de embarcar e interagir em um simulador de nave espacial, como verdadeiros astronautas, tiveram contato com o mundo da astronomia e engenharia espacial, além de verem o planeta Terra “de fora” e conhecer “de perto” outros planetas do sistema solar.

O Engenho é a seção do museu que trouxe experimentos relacionados à Física. Ela  é dividida em 7 partes, sendo essas: Sala das Ilusões, Mecânica, Som, Eletromagnetismo, Calor, Fluidos e Óptica. Nossos alunos estiveram na Mecânica, Eletromagnetismo e Óptica.  Cada uma dessas partes trouxe  experimentos que aproximaram  os efeitos estudados pela física e o dia a dia das crianças.

A seção Astronomia explorou a história do Universo, o Sistema Solar, as constelações, os movimentos celestes e as demais estruturas que compõem o Universo. Os alunos encontram vários painéis informativos e alguns experimentos interativos. Todos retornaram satisfeitos com o passseio esperando retornar no ano que vem.

Quarta, 23 Novembro 2016 14:00

ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF “GASPARZINHO” VISITARAM A PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO E A CÂMARA MUNICIPAL DE AMPARO

Neste 3º bimestre os alunos do 3º ano A da EMEF "GASPARZINHO" realizaram estudos sobre o município, adquirindo informações sobre: como se forma um município, como funciona a Prefeitura e a Câmara Municipal, quem são os profissionais que trabalham nesses locais e quais funções desempenham cada um dentro desses órgãos públicos. Sendo assim, passaram a conhecer que a população tem seus direitos e benefícios garantidos mediante os impostos que pagam.  

Após a aula expositiva, a professora Selene Pagan Bonaldo, juntamente com a vice-diretora Élora Tozzi, acompanharam os alunos a uma visita à Prefeitura, onde os alunos tiveram a oportunidades de conhecer na prática seu funcionamento, conheceram alguns secretários que auxiliam o prefeito na sua administração. Os alunos foram recebidos pessoalmente pelo Prefeito Municipal Sr. Jacob que respondeu, a diversas perguntas formuladas pelos alunos, de forma simples e clara contribuindo assim para que as crianças tenham uma breve noção da importância, das atribuições, responsabilidades e funções de um Prefeito e onde é investido o dinheiro público.

Em outro momento, também foram conhecer a Câmara Municipal, onde foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal, Sr. José Ivo Vilas Boas, o Biro Biro, seu assessor, Prof. J. Melo e por Carlinhos Rondine, que juntos deram informações do papel desempenhado pelos vereadores em um município e organizaram uma sessão plenária, onde os alunos foram os vereadores do Município de Amparo.

Os alunos se sentiram realizados e motivados com as visitas, pois puderam conhecer pessoalmente pessoas tão importantes de nosso município, vivenciando de forma prática o conteúdo desenvolvido em sala de aula.

Segunda, 25 Julho 2016 15:54

Dia 07/05/2016 o CIME “Plínio Morato de Oliveira”  abriu as portas   para os pais, para que eles assistissem as apresentações preparadas para as mamães e receberem juntamente com os filhos um kit de livros paradidáticos  com a finalidade de levarem para casa.

 

Além destas atividades a Coordenadora Pedagógica Rosana, instruiu os pais sobre a importância dos livros em casa. É uma oportunidade para que façam a leitura para seus filhos, os incentivem a lerem sozinhos.

 

Neste sentido pensamos ser dever de nossa instituição de ensino, juntamente com pais, propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar  o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realizações.

 

Eles devem ser trazidos à escola somente quando a professora requisitar, pois em algumas atividades todos os alunos precisam estar com o mesmo livro.

 

 

As professoras também dialogaram com os pais sobre como anda a vida escolar dos alunos. Conversaram sobre notas, comportamento e outros assuntos relevantes.

 

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam serem grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

 

A Direção agradece aos pais, professores e merendeiras todo empenho  para o sucesso deste evento.

Segunda, 25 Julho 2016 14:28

Nossos alunos fizeram uma viagem pelo Brasil para conhecer a cultura junina de cada região!

Nossa Festa Junina, no dia 04/06/2016 contou com a grande participação das famílias neste grande arraial, com apresentações de danças típicas do nosso país e muita animação!

Quinta, 30 Junho 2016 16:36

Conforme previsto no Calendário Escolar 2016, a EMEF “Gasparzinho” realizou a Festa Junina e 1ª Família vai à escola no dia 18/06/2016 nas dependências internas da Unidade Escolar. A Festa tem como objetivo principal a valorização cultural brasileira e suas tradições, focando no conteúdo curricular algumas de suas principais curiosidades, tais como:

- A Festa foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, porém sofreu várias adaptações em nosso território, onde foram incorporadas tradições brasileiras. Para cada santo há um tipo de fogueira diferente. Na fogueira de São João as madeiras são colocadas em formato de cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são colocadas em formato de quadrado. Já na fogueira de São Pedro, as madeiras ficam na posição de triângulo.

- As canções de Luiz Gonzaga ("o rei do Baião") são as mais tocadas nas Festas Juninas brasileiras.

 - A Festa Junina é a segunda mais importante festa popular brasileira da cultura brasileira (fica atrás somente do Carnaval). 

- O milho é a base de muitas comidas da Festa Junina, pois é neste mês que ocorre a colheita dele. 

- A região Nordeste do Brasil é a que mais comemora a Festa Junina.  

- A quadrilha é um dos destaques da Festa Junina no Brasil. Esta dança surgiu como uma forma de agradecimento aos três santos católicos (São João, São Pedro e Santo Antônio) pela colheita realizada.

- Antigamente, imagens dos três santos católicos da Festa Junina eram pintadas em bandeiras e espalhadas pelos locais da festa. Com o tempo, estas bandeiras foram transformadas em bandeirinhas, que até hoje são usadas para decorar os ambientes da festa.

- As roupas típicas da Festa Junina estão relacionadas ao modo de se vestir dos habitantes da zona rural de décadas atrás. 

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora proibidos em função das leis, devido aos riscos de incêndio que representam.

Os nossos alunos e professores estão de parabéns pelo empenho na realização dos trabalhos desenvolvidos e nas danças típicas ensaiadas com muito carinho e dedicação.

Os pais tiveram participação maciça no evento, onde puderam prestigiar e observar os trabalhos realizados pelos seus filhos que foram expostos caprichosamente pelos professores no ambiente escolar.

A escola ficou lindamente enfeitada e colorida, tornando o ambiente agradável e propício para as apresentaçôes das danças para o deleite dos pais e familiares.

A direção agradece o empenho e participação de todos. Nosso MUITO OBRIGADO!

Quinta, 30 Junho 2016 11:04

PALESTRA SÉRGIO NARDINI

Quarta, 15 Junho 2016 11:44

EMEF “GASPARZINHO” REALIZA CERIMÔNIA DE ENTREGA DE KITS DE LIVROS PARA OS ALUNOS

Quarta, 15 Junho 2016 11:15

EMEF “Gasparzinho” participa da Solenidade em comemoração ao “Dia da Vitória”

Segunda, 18 Abril 2016 11:55

No sábado, 27 de fevereiro de 2016 ocorreu a 1ª Família vai à escola na E.M.E.F. “Professora Clarinda de Almeida Mello” para conscientizar a comunidade ao combate do mosquito Aedes Aegypti

Segunda, 18 Abril 2016 10:31

Os alunos do CIME “Plínio Morato de Oliveira” realizaram na manhã do dia 23 de março de 2016 atividades em comemoração à Páscoa

Could not load widget with the id 51.

Sexta, 15 Abril 2016 11:16

  

  • 2

  • 3

No dia 26 de outubro, às dezoito horas e trinta minutos, no CIME Peter Pan, aconteceu o IV “Encontro de Famílias” deste ano, promovido pela equipe do Programa de Educação Inclusiva da Rede Municipal – a Educação tem muitas faces, educando e aprendendo na diversidade.

O tema abordado foi “Autonomia”, como prover e lidar com a autonomia de pessoas com e sem deficiência. Convidamos para este encontro o Sr. Sergio Nardini, artista plástico, o jovem Ricardo Miranda da Silva Cita, office-boy e sua mãe Shirlei Miranda da Silva Cita para participarem conosco e relatarem suas experiências aos pais e professores presentes.

No decorrer da nossa Roda de Conversa relataram sobre as dificuldades e empecilhos que enfrentaram e ainda enfrentam, bem como as estratégias que adotam para minimizar os problemas e o quanto ainda é preciso “ter um novo olhar” para que as pessoas com e sem deficiência sejam vistas como capazes, mesmo com suas limitações.

Sergio enfocou o tema com um olhar mais diferenciado do que tínhamos sobre a Autonomia, pois mesmo com restrições ele é uma pessoa autônoma: intelectualmente, emocionalmente, financeiramente. Ricardo colocou o quanto é importante as oportunidades, no trabalho, na vida pessoal e que o mais importante é ser feliz.

Este último encontro do ano, assim como os demais foi bastante produtivo e acreditamos que os nossos objetivos de promover parceria escola/família, desencadear reflexões acerca da educação inclusiva tenha sido atingido.SegundoMARIA TERESA EGLÉR MANTOAN  "Estar junto é se aglomerar com pessoas que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro". 

Quarta, 30 Dezembro 2015 13:53

Os alunos do 2º ano A das professoras Thaís e Cláudia produziram durante o ano letivo de 2015 textos de diferentes gêneros incluindo os projetos do Ler e Escrever.

Quarta, 30 Dezembro 2015 13:42

            Os alunos do 2º ano A das professoras Thaís e Cláudia da EMEF Raul Fagundes realizaram dia 11 de dezembro de 2015, juntamente com a festa de confraternização de final de ano, o encerramento do trabalho sobre a história Bruxa, Bruxa, venha à minha festa.

Quarta, 30 Dezembro 2015 13:31

A Escola Municipal Raul de Oliveira Fagundes realizou no último dia 07 de dezembro de 2015 a confraternização dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Quarta, 30 Dezembro 2015 13:21

Pensando em estimular nos alunos o hábito e o gosto pela leitura, a EMEF Raul de Oliveira Fagundes organizou uma área especial.

Quarta, 30 Dezembro 2015 11:08

Na sexta- feira, 4 de dezembro, os alunos dos 3ºs ano da E.M.E.F. “Profª Clarinda de Almeida Mello” visitaram o novo Polo Astronômico de Amparo.

Segunda, 28 Dezembro 2015 13:27

No mês de Novembro ocorreu a 2ª Família vai à escola na E.M.E.F. “Profª Clarinda de Almeida Mello” com a socialização dos Projetos do programa “Ler e Escrever” realizados no 2º semestre.

Segunda, 28 Dezembro 2015 10:37

Sexta-feira (11/12) ocorreu uma simples, porém bela homenagem aos professores e aos alunos dos 5ºs anos que se despedem da Escola e uma emocionante Apresentação Natalina.

Segunda, 28 Dezembro 2015 10:28

No segundo semestre, os alunos do 5º ano A e 5º ano B, realizaram uma visita ao Museu Catavento, localizado na cidade de São Paulo.

Segunda, 28 Dezembro 2015 10:06

Os alunos do 5° ano B, da professora Helena Maria Ribeiro Urbano, do CIME Jacyra Ribeiro Guilardi, trabalharam sobre as maneiras de economizar água na produção de alimentos, como o tomate, pepino, chuchu e outras hortaliças em geral que necessitam de aspersores de água para serem produzidas.

Segunda, 14 Dezembro 2015 10:52

Na manhã do dia 08 de dezembro de 2015, os pais de alunos e equipe do CIME “Plínio Morato de Oliveira” tiveram a oportunidade de assistir as apresentações finais do projeto Ciranda Criança na modalidade canto e coral.