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Formação continuada dos professores das nas creches municipais Berçário e PROFIC

Os grupos de Formação Continuada dos professores que atuam nas creches municipais são divididos por segmento - Berçário e PROFIC - e as formações acontecem de acordo com a área de conhecimento que é desenvolvida junto às crianças.

No Berçário estudamos o Desenvolvimento Infantil e o que cada criança de 11meses a 02 anos necessita para desenvolver o aspecto afetivo, aspecto social, aspecto físico e a linguagem. As propostas de atividades são inseridas a partir do referencial teórico que justifica a necessidade de cada intervenção e as estratégias que o professor(a) irá desenvolver com suas crianças.

Para o PROFIC são organizados estudos a partir da ludicidade. A criança irá desenvolver as áreas de conhecimento previstas no plano semanário do professor, tais como: Artes visuais – o fazer artístico e apreciação em artes visuais; Teatro; Contos de fadas (Gêneros); Música- o fazer musical e apreciação musical; Natureza e sociedade: Movimento- expressividade/ equilíbrio e coordenação; Culinária; Matemática; Linguagem e escrita e Função simbólica.

A cada encontro, a partir dos conteúdos estudados, são organizadas estratégias para que o trabalho com o este grupo de crianças se torne mais prazeroso através de atividades lúdicas como jogos com sucata, colagens, culinária, dentre outras, de maneira que se diferencie das atividades já realizadas no período regular de ensino, uma vez que as crianças do PROFIC permanecem durante todo o dia na escola. Além disso, há objetivos específicos para esse desenvolvimento, para que não se repitam as estratégias e os materiais já utilizados na pré-escola

Para garantir que esses estudos realizados nas formações se concretizem durante as aulas ministradas nas unidades escolares de forma produtiva e eficaz, também acontecem grupos de estudos com coordenadores pedagogicos, abordando os conteúdos de cada formação do Berçário e do PROFIC e também da pré-escola, a fim de que esses tenham um acompanhamento da prática pedagógica, para viabilizar um maior enriquecimento para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social das crianças.