NOTÍCIAS


Sexta, 06 Maio 2016 16:36

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “RAUL DE OLIVEIRA FAGUNDES” REALIZA PROJETO DE INCENTIVO AO USO DO UNIFORME

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

INCENTIVO AO USO DO UNIFORME

 

  • 5 ANO A TODOS
  • DINA
  • FLÁVIA

O primeiro projeto coletivo da Escola Municipal “Raul de Oliveira Fagundes” no ano 2016 foi o de incentivo ao uso do uniforme escolar.

No início do ano, na reunião de planejamento, os professores da Unidade Escolar apontaram como uma das ações necessárias para a construção da identidade dos alunos e sua segurança o uso do uniforme, pois não eram todos que o utilizavam.

Os educadores da escola junto à equipe de gestão elaboraram quais ações seriam desenvolvidas a fim de conscientizar as famílias sobre a importância de seus filhos virem uniformizados para as aulas, todos os dias.

Primeiramente foram apontados pela equipe quais os benefícios do uso do uniforme:

- sentimento de pertencimento – os alunos precisam sentir-se parte da instituição a fim de valorizá-la e se orgulhar de fazer parte dela; sentimento fundamental para o seu desenvolvimento psicossocial.

- padronização – todos utilizarem o mesmo uniforme evita a comparação entre as roupas utilizadas pelos alunos, visualmente ficam “todos iguais”, não há aquele que possui a roupa melhor ou pior.

- evita o consumismo – evita a preocupação em escolher uma roupa a cada dia. Quando os alunos atingem uma certa idade é normal que queiram “arrumar-se mais”, “desfilar” uma roupa a cada dia, mostrarem aquilo que têm; o que gera uma competição negativa ressaltando as classes sociais às quais pertencem e o poder de compra das famílias.

- diminui o risco de bullying- evita comparações que possam constranger os alunos.

- ajuda na disciplina – ajuda na assimilação e incorporação de regras, tão necessárias para o desenvolvimento moral das crianças.

- desenvolve a responsabilidade – enquanto está de uniforme, a criança sabe que “é hora de estudar”, diferenciando este momento da “hora de lazer”.

- ajuda na segurança – se acontece algo com o aluno quando está fora da escola, é possível identificar à qual instituição ele pertence.

Para os alunos que ainda não tinham uniforme e as famílias não podiam adquirir no momento, foram pensadas duas ações:

- Campanha de doação entre os alunos – Foi conversado com os alunos sobre a importância de ser solidário, doando os uniformes que não serviam mais para os alunos menores que precisassem deles.

- Ação da Associação de Pais e Mestres para suprir a necessidade das famílias que não tivessem condições de adquirir o uniforme – o colegiado decidiu que a primeira estratégia para adquirir para os alunos que não tivessem condições de comprar neste momento era pedir doação no comércio local. Se ainda assim não fosse suficiente seria realizada uma campanha para obter recursos financeiros para comprá-los.

Pensadas as ações, toda a Unidade Escolar começou a colocá-las em prática!

Os professores conversaram com os alunos em sala de aula; o assunto foi conversado em Reunião de Pais e representantes da Associação de Pais e Mestres conversaram com estabelecimentos comerciais.

A loja Magazine Andorinhas possuía uniformes com o antigo logotipo da educação municipal que não estava mais comercializando, então os doou à escola.

Com essas ações principais: conscientização e gesto solidário; conseguimos que todos os alunos tivessem ao menos uma camiseta do uniforme escolar e combinamos que quando não pudessem utilizá-la substituíssem por uma da mesma cor: branca.

Agradecemos a todos que se envolveram: alunos, pais, educadores e às proprietárias da loja Magazine Andorinhas, pois com ações solidárias conseguimos suprir as necessidades de todos os alunos.

Assim, o primeiro projeto desenvolvido neste ano letivo atingiu plenamente seus objetivos! Mais uma vez pudemos comprovar que quando a equipe planeja, executa e avalia suas ações pode alcançar o sucesso, garantindo cada vez mais a qualidade da educação para nossos alunos, nosso município e consequentemente nosso país.

Lido 3704 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.