NOTÍCIAS


Quarta, 23 Novembro 2016 14:37

MUSEU CATAVENTO

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

MUSEU CATAVENTO

No dia 11 de agosto os alunos do CIME “Peter Pan” visitaram o Museu  Catavento, atividade extraclassse planejada para as turmas de 4º e 5º anos. O Catavento é um museu interativo dedicado às ciências, localizado no Palácio das Indústrias, na cidade de São Paulo. Ele é dividido em 4 espaços: universo, vida, engenho e sociedade, em uma área de 4 000 m² com 250 instalações. Foi fundado em março de 2009 pelas Secretarias de Cultura e Educação da cidade.

Nossos alunos foram acompanhados pelos professores do 4º anos A, Ivanilde Luz Silveira Mascarenhas e Sara Luz Silveira Costa, do 4° ano B, Helena Cristina da Silva Góes Fonseca e do 5º ano A Elisabete de Menezes Bevilacqua; também estiveram presentes a coordenadora pedagógica, Roberta Bulgarelli de Carvalho e a diretora Rosa Maria Rodrigues Stefano.

Foi um passeio pelo mundo científico percorrido através de um dos roteiros, selecionados pelos professores, que contou com monitores do museu e teve as seguintes atrações: Engenho, Astronomia e Nave.

A seção Nave proporcionou aos alunos a experiência de embarcar e interagir em um simulador de nave espacial, como verdadeiros astronautas, tiveram contato com o mundo da astronomia e engenharia espacial, além de verem o planeta Terra “de fora” e conhecer “de perto” outros planetas do sistema solar.

O Engenho é a seção do museu que trouxe experimentos relacionados à Física. Ela  é dividida em 7 partes, sendo essas: Sala das Ilusões, Mecânica, Som, Eletromagnetismo, Calor, Fluidos e Óptica. Nossos alunos estiveram na Mecânica, Eletromagnetismo e Óptica.  Cada uma dessas partes trouxe  experimentos que aproximaram  os efeitos estudados pela física e o dia a dia das crianças.

A seção Astronomia explorou a história do Universo, o Sistema Solar, as constelações, os movimentos celestes e as demais estruturas que compõem o Universo. Os alunos encontram vários painéis informativos e alguns experimentos interativos. Todos retornaram satisfeitos com o passseio esperando retornar no ano que vem.

  • IMG 7889
  • IMG 7906
  • IMG 7922

 

Lido 1526 vezes
Mais nesta categoria: DIA DO PEDESTRE »

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.