NOTÍCIAS


Durante os dias 07 a 11 de maio, foi desenvolvido no “CIME Peter Pan” o Projeto “Dia das Mães” pelas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Esse projeto partiu da ideia de valorizar o papel da mãe em casa e na vida de seu filho, incentivar o carinho pela mãe e a socialização desse amor.

No decorrer dos dias da semana foram trabalhadas atividades como desenhos, pinturas, recorte, colagem, escrita do nome da mãe, confecção do cartão com mensagem para a mamã, dentre outras. Também foram ensaiadas músicas para apresentação em homenagem às mães, inclusive música em Libras (língua brasileira de sinais).

Após a apresentação das crianças foi entregue uma lembrancinha juntamente com um cartão. O resultado desse trabalho foi surpreendente, as mães pediram “bis” e saíram da escola com um sorriso no rosto e algumas com lágrimas de emoção.

  • P1
  • P2
  • P3
  • P4
  • P5
  • P6
  • P7
  • P8
  • P13
  • P14

Segunda, 28 Agosto 2017 10:06

DIA DO PEDESTRE

Escrito por

DIA DO PEDESTRE

No dia 08 de agosto, os alunos do CIME “Peter Pan” realizaram atividade de conscientização acerca da segurança no trânsito e da proibição do tráfego em frente a escola das 6h30 às 18h aos condutores de veículos e pedestres que trafegam pelo local.

A atividade fez parte do Programa Criança Segura Brasil, do DETRAN, através do Curso on-line “Criança Segura no Trânsito”. Esse curso tem como objetivo formar multiplicadores para a prevenção de acidentes de trânsito com crianças e adolescentes até 14 anos. A direção e os professores desta Unidade Escolar estão participando dessa formação bem como realizando algumas ações com os alunos.

Como ação educativa sobre o trânsito junto às crianças e à comunidade, foram realizadas atividades em parceria com a Guarda Civil Municipal e com os agentes de trânsito, nos momentos de entrada e saída da Escola. Os alunos e professores participaram com cartazes e entrega de panfletos.

Em pesquisa realizada com os pais dos alunos, concluímos que o trânsito de pedestres e veículos nas ruas vizinhas à escola é muito intenso nos momentos de entrada e saída em virtude de haver duas escolas na mesma rua, uma em frente à outra.

Além desse fluxo naturalmente mais intenso, existem muitos pais que não respeitam a proibição de tráfego de veículo no local, o que deixa a situação perigosa, pois há pedestres e vans escolares neste mesmo trajeto, dividindo um espaço reduzido para manobras e deslocamento, já que a rua é sem saída, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Temos alunos de 3 a 11 anos e essa faixa etária também agrava a situação, uma vez que nem todos vêm para escola acompanhados por um adulto.

Os pais consideram necessária também a instalação de sinalização de trânsito, como uma faixa de pedestres em frente à escola, pois não há. Sugeriram a presença constante de um agente de fiscalização do trânsito. O fechamento da rua para conscientização gerou resultados muito significativos na comunidade que recebeu os panfletos e as crianças com muito interesse.

  • PETER1
  • PETER2
  • PETER3
  • PETER4

Quarta, 23 Novembro 2016 14:37

MUSEU CATAVENTO

Escrito por

MUSEU CATAVENTO

No dia 11 de agosto os alunos do CIME “Peter Pan” visitaram o Museu  Catavento, atividade extraclassse planejada para as turmas de 4º e 5º anos. O Catavento é um museu interativo dedicado às ciências, localizado no Palácio das Indústrias, na cidade de São Paulo. Ele é dividido em 4 espaços: universo, vida, engenho e sociedade, em uma área de 4 000 m² com 250 instalações. Foi fundado em março de 2009 pelas Secretarias de Cultura e Educação da cidade.

Nossos alunos foram acompanhados pelos professores do 4º anos A, Ivanilde Luz Silveira Mascarenhas e Sara Luz Silveira Costa, do 4° ano B, Helena Cristina da Silva Góes Fonseca e do 5º ano A Elisabete de Menezes Bevilacqua; também estiveram presentes a coordenadora pedagógica, Roberta Bulgarelli de Carvalho e a diretora Rosa Maria Rodrigues Stefano.

Foi um passeio pelo mundo científico percorrido através de um dos roteiros, selecionados pelos professores, que contou com monitores do museu e teve as seguintes atrações: Engenho, Astronomia e Nave.

A seção Nave proporcionou aos alunos a experiência de embarcar e interagir em um simulador de nave espacial, como verdadeiros astronautas, tiveram contato com o mundo da astronomia e engenharia espacial, além de verem o planeta Terra “de fora” e conhecer “de perto” outros planetas do sistema solar.

O Engenho é a seção do museu que trouxe experimentos relacionados à Física. Ela  é dividida em 7 partes, sendo essas: Sala das Ilusões, Mecânica, Som, Eletromagnetismo, Calor, Fluidos e Óptica. Nossos alunos estiveram na Mecânica, Eletromagnetismo e Óptica.  Cada uma dessas partes trouxe  experimentos que aproximaram  os efeitos estudados pela física e o dia a dia das crianças.

A seção Astronomia explorou a história do Universo, o Sistema Solar, as constelações, os movimentos celestes e as demais estruturas que compõem o Universo. Os alunos encontram vários painéis informativos e alguns experimentos interativos. Todos retornaram satisfeitos com o passseio esperando retornar no ano que vem.