NOTÍCIAS


Terça, 09 Maio 2017 08:22

TRUPE DE PALHAÇARIA NA ESCOLA CLARINDA

Escrito por

TRUPE DE PALHAÇARIA NA ESCOLA CLARINDA

No dia 12/04 a Escola Clarinda recebeu uma trupe de palhaços bem animados!!! A trupe é formada por voluntários anônimos que encantam e levam à todos luz, amor e muita alegria! Essa “trupe” atende quem gosta de sorrir e fazer sorrir. Visitam hospitais como os Doutores da Alegria, creches e escolas. Um belo e elogiável trabalho num mundo de tantas tristezas...

A visita de “Florinda”, “Kiko” e “Panqueca” empolgou demais a criançada! Todos participaram das brincadeiras e riram muito com as palhaçadas. No final as crianças ainda ganharam um delicioso bombom da trupe. A Escola Clarinda agradece demais a disposição e carinho dessa trupe tão animada.

Para quem desejar ser um voluntário, colaborar ou conhecer melhor o trabalho, entrar em contato com “Dirce”:

Telefone: (19) 3839-8687 ou 97110-3523

Email: dirceartflores@yahoo.com.br

Endereço: Rua Tácito Loschiavo, 59 – Jd. Modelo

  • 2
  • 3
  • 5
  • 8

 

Quarta, 23 Novembro 2016 16:28

EU LEIO, ELE LÊ E VOCÊ?

Escrito por

EU LEIO, ELE LÊ E VOCÊ?

Escola “Clarinda” socializou junto aos alunos e comunidade o Projeto de leitura da Secretaria Municipal de Educação: “Eu leio, ele lê e você?”. Na quarta-feira, 28 de setembro, a E.M.E.F. “Professora Clarinda de Almeida Mello” socializou junto aos alunos e comunidade o Projeto de leitura da Secretaria Municipal de Educação: “Eu leio, ele lê e você?”. O Projeto tinha como um dos objetivos desenvolver o gosto pela leitura e propiciar aos alunos e familiares bons momentos de leitura em casa já que cada aluno recebeu um “kit de livros”. Durante todo o 2º e 3º bimestre os professores e alunos leram em sala os livros e realizaram diversas atividades a partir do Guia de Orientações elaborado para o trabalho em sala de aula com os kits de livro. E para socializar todo o trabalho realizado, prepararam belas apresentações a partir do livro de história que as crianças mais gostaram. O “clima de leitura” foi introduzido pela professora “Isabel Cristina Forato” através do conto da história “O Menino de todas as cores”. Logo após, deu-se início as apresentações com reconto, teatro, seminário, jogral, canções etc. Algumas salas inclusive confeccionaram lindos livros a partir dos temas estudados para fazer parte do acervo da Sala de Leitura da escola. As apresentações foram simples, porém encantadoras!!! Os livros escolhidos para realização dos trabalhos em sala de aula foram:

Manhã:

Livro Turma
Liloca, a formiga distraída 1ºA e 1ºB – Professoras: “Ana Cleide Coelho Alves Godoy e Maria Aparecida Cesário”;
Clara pinta e borda 2ºA e 2ºB – Professoras: Viviane Tenório de Oliveira e Ana Beatriz Christini Antunes
Um guarda-roupa encantado 3ºA e 3ºB – Professoras: Nádia Lígia Penha Costa e Ana Sílvia Campos Ribeiro Junqueira Castelli   
Tablet, tablete meu! 4ºA – Professora: Rita Cássia Vicentin Micai
Lendas Amazônicas dos índios Tupis 5ºA – Professora: Eliane Cristina Camargo

Tarde:

Livro Turma
Matilda a centopeia 1ºC – Professoras: Lidiane Helena Tiosse e Isabel Cristina Forato
Par ou ímpar, ímpar par 2ºC e 2ºD – Professoras:  Ilza Carla Colombo Vieira e Marisa de Carmo de Paula
Diná a bruxinha que não era má. 3º C e 3º D – Professoras: Joelma da Silva Goulart Souza e Vitória Aparecida Palhão  
Lisa e a borboleta azul 4ºB – Professora: Jéssica Rodrigues Frizzo
Sinônimos e Antônimos 4ºC – Professora: Maria Gláucia de Souza Siqueira
Lendas Amazônicas dos índios Tupis 5ºB – Professora: Valquíria Clotilde Crivelaro Zanarella Cruz

 

ESCOLA “CLARINDA” REALIZA INTEGRAÇÃO ENTRE A ED. INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL

Alunos da Educação Infantil tiveram a oportunidade de conhecer e realizar atividades em uma escola do Ensino Fundamental

Para que os pequenos não “estranhem” tanto a passagem da Ed. Infantil para o Ensino Fundamental, no mês de Setembro na Escola Municipal do Ensino Fundamental “Professora Clarinda de Almeida Mello” ocorreu uma das etapas do “Plano de Integração” da Secretaria Municipal de Educação.  Os alunos do período da manhã e da tarde do Infantil IV que ingressarão no próximo ano no 1º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer uma das possíveis escolas em que estudarão para “amenizar” toda a ansiedade em relação à mudança de escola, turma e segmento. Os pequenos da EMEI “Professor Silvio Vichi”; do CIME “Cinderela” e do CIME “Nicolau Consoli” conheceram a Escola “Clarinda” e observaram espaços parecidos com os que já conhecem como o refeitório (merenda), a sala de leitura, as salas de aulas e também conheceram novos espaços como a sala de informática e a quadra poliesportiva.  

Além disso, para que pudessem sentir o “gostinho” de um dia no Ensino Fundamental, os pequenos participaram de algumas atividades. As professoras dos 1ºs anos prepararam atividades para serem realizadas pelas crianças na sala de aula. Por exemplo, um das turmas visitantes junto aos demais alunos da escola cantou diversas vezes a música “Peixe Vivo” e em seguida selecionou na música impressa algumas palavras ditas pela professora. Nesse momento, as crianças sentaram-se em duplas e os alunos do Ensino Fundamental auxiliaram os alunos da Educação Infantil.  Logo após, os alunos do Ensino Fundamental ensinaram a dobradura do “peixinho” que já haviam realizado na aula de Arte. Outra turma realizou atividades na quadra junto com a professora de Ed. Física. Primeiramente um divertido alongamento e logo em seguida a brincadeira “Morto Vivo” com comandas bem diferentes como: água, terra, ar etc. As crianças se divertiram e riram muito! Comentaram que gostaram muito de conhecer a escola. Ao final da visita, como lembrancinha, levaram para casa um lápis com uma linda ponteira de catavento. A visita foi bem dinâmica e as crianças apreciaram muito a integração!

No sábado, 27 de fevereiro de 2016 ocorreu a 1ª Família vai à escola na E.M.E.F. “Professora Clarinda de Almeida Mello” para conscientizar a comunidade ao combate do mosquito Aedes Aegypti

Na sexta- feira, 4 de dezembro, os alunos dos 3ºs ano da E.M.E.F. “Profª Clarinda de Almeida Mello” visitaram o novo Polo Astronômico de Amparo.

No mês de Novembro ocorreu a 2ª Família vai à escola na E.M.E.F. “Profª Clarinda de Almeida Mello” com a socialização dos Projetos do programa “Ler e Escrever” realizados no 2º semestre.

Sexta-feira (11/12) ocorreu uma simples, porém bela homenagem aos professores e aos alunos dos 5ºs anos que se despedem da Escola e uma emocionante Apresentação Natalina.

Desde o início do ano a professora Sílvia Amélia De Marco  realiza práticas de leitura promovendo a Tertúlia Dialógica Literária com a turma do 4º ano B da E.M.E.F. "Professora de Almeida Mello".

Entre os meses de outubro e novembro todas as salas do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professora Clarinda de Almeida Mello" visitou o Bosque dos Jequitibás na cidade de Campinas.

No mês de Novembro a EMEF Profª Clarinda de Almeida Mello recebeu a visita da "Turma do Meio Ambiente" uma parceria da Secretaria da Saúde (Vigilânvia Sanitária/ Agente Comunitário) "Parque Ecológico Municipal" para analisar os trabalhos e atividades sobre a dengue realizados na escola, esclarecer dúvidas e realizar o plantio de "citronela" para afastar o temido mosquito da dengue.