NOTÍCIAS


Segunda, 27 Novembro 2017 17:13

JORNAL “A TRIBUNA”

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A TRIBUNA.com.br

Assembleia libera uso de celular em escolas estaduais de São Paulo

Projeto de lei segue para sanção do governador. Uso de crianças e adolescentes fica permitido apenas para fins pedagógicos. A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na terça-feira (10) uma proposta do governo do Estado de São Paulo que permite o uso de celular em sala de aula para fins pedagógicos.

A mudança possibilitará que crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais utilizem os aparelhos durante atividades pedagógicas orientadas por educadores. O governo, no entanto, garante que o monitoramento e o filtro de conteúdo acessado pelos estudantes será mantido.

A proposta foi encaminhada pelo governador Geraldo Alckmin, em 2016, após pedido feito pelo secretário da Educação, José Renato Nalini. De acordo com o secretário, é preciso manter o aluno interessado em aprender. "O ensino prelecional está sendo questionado em todos os ambientes. Se quisermos manter o aluno interessado em aprender, temos de usar a linguagem dele. A linguagem de seu tempo", disse Nalini. Agora, o projeto de lei segue para sanção do governador.

Wi-Fi e banda larga

O governo do Estado anunciou, ainda, que até outubro de 2018, todas as 5 mil escolas estaduais paulistas terão sistema wi-fi e banda larga. O objetivo, segundo a gestão de Geraldo Alckmin, modernizar a rede. 

As redes sem fio serão instaladas, inicialmente, nas salas dos professores e de informática. As instituições de ensino que fazem parte do programa Escola da Família também terão a opção de utilizar a conexão aos fins de semana em locais específicos.

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/assembleia-libera-uso-de-celular-em-escolas-estaduais-de-sao-paulo/?cHash=1bbb69513fe3133be38aeaa3e4fd9d32

 

Caro(s) Redator(es)

Nós, alunos do 5º ano C da E.M.E.F “ Raul de Oliveira Fagundes”, gostaríamos de opinar sobre a notícia publicada no dia 20/10/2017, caderno B4. Sob o título: “Celulares estão liberados em escolas estaduais de S.P”.

Concordamos que essa liberação trará alguns benefícios aos alunos, gostamos de estar conectados, facilitará o nosso entendimento nos trabalhos  em classe, nas pesquisas, e tornará as aulas bem mais atualizadas e agradáveis, já que o celular “fala a nossa língua”.

Porém acreditamos que existem alguns pontos que devem ser discutidos: Por exemplo; se um celular for furtado na escola, quem se responsabilizará? O celular pode se tornar uma distração para o aluno e tirar-lhe a atenção nas explicações, porque é difícil para os professores terem o controle do uso do mesmo por todos os alunos da sala.

Também, poderemos receber ou fazer ligações na escola ou nas imediações, que não faríamos ou receberíamos perto dos nossos familiares, nos colocando em risco. Sem contar que aumentará os conflitos escolares.

Pensamos que esse assunto é muito sério e deve ser bem estudado pelos profissionais da educação, pois apesar de auxiliar, poderá trazer consequências desagradáveis, não só para nós (alunos), mas para toda a escola.

Gratos pela atenção!

Alunos do 5º ano “C”  da escola “Raul de Oliveira Fagundes"

Professoras: Maria Zilda da Silva e Silvia Betânia Reis Braga.

20/10/2017

 

Lido 2013 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.