NOTÍCIAS


Quinta, 30 Junho 2016 16:36

FESTA JUNINA e 1ª FAMÍLIA VAI À ESCOLA DA EMEF “GASPARZINHO” FOI UM SUCESSO!!

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Conforme previsto no Calendário Escolar 2016, a EMEF “Gasparzinho” realizou a Festa Junina e 1ª Família vai à escola no dia 18/06/2016 nas dependências internas da Unidade Escolar. A Festa tem como objetivo principal a valorização cultural brasileira e suas tradições, focando no conteúdo curricular algumas de suas principais curiosidades, tais como:

- A Festa foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, porém sofreu várias adaptações em nosso território, onde foram incorporadas tradições brasileiras. Para cada santo há um tipo de fogueira diferente. Na fogueira de São João as madeiras são colocadas em formato de cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são colocadas em formato de quadrado. Já na fogueira de São Pedro, as madeiras ficam na posição de triângulo.

- As canções de Luiz Gonzaga ("o rei do Baião") são as mais tocadas nas Festas Juninas brasileiras.

 - A Festa Junina é a segunda mais importante festa popular brasileira da cultura brasileira (fica atrás somente do Carnaval). 

- O milho é a base de muitas comidas da Festa Junina, pois é neste mês que ocorre a colheita dele. 

- A região Nordeste do Brasil é a que mais comemora a Festa Junina.  

- A quadrilha é um dos destaques da Festa Junina no Brasil. Esta dança surgiu como uma forma de agradecimento aos três santos católicos (São João, São Pedro e Santo Antônio) pela colheita realizada.

- Antigamente, imagens dos três santos católicos da Festa Junina eram pintadas em bandeiras e espalhadas pelos locais da festa. Com o tempo, estas bandeiras foram transformadas em bandeirinhas, que até hoje são usadas para decorar os ambientes da festa.

- As roupas típicas da Festa Junina estão relacionadas ao modo de se vestir dos habitantes da zona rural de décadas atrás. 

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora proibidos em função das leis, devido aos riscos de incêndio que representam.

Os nossos alunos e professores estão de parabéns pelo empenho na realização dos trabalhos desenvolvidos e nas danças típicas ensaiadas com muito carinho e dedicação.

Os pais tiveram participação maciça no evento, onde puderam prestigiar e observar os trabalhos realizados pelos seus filhos que foram expostos caprichosamente pelos professores no ambiente escolar.

A escola ficou lindamente enfeitada e colorida, tornando o ambiente agradável e propício para as apresentaçôes das danças para o deleite dos pais e familiares.

A direção agradece o empenho e participação de todos. Nosso MUITO OBRIGADO!

Could not load widget with the id 61.

Lido 1364 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.