NOTÍCIAS


Sexta, 27 Novembro 2015 17:08

Que tal participar de uma TERTÚLIA?

Escrito por 
Avalie este item
(1 Voto)

Desde o início do ano a professora Sílvia Amélia De Marco  realiza práticas de leitura promovendo a Tertúlia Dialógica Literária com a turma do 4º ano B da E.M.E.F. "Professora de Almeida Mello".

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6

Esse projeto faz parte de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação e a Comunidade Aprendizagem do Instituto Natura que visa promover sete princípios fundamentais: Diálogo igualitário; inteligência cultural; transformação; criação de sentido; solidariedade; dimensão instrumental e igualdade de diferença.

Mas afinal, o que é uma Tertúlia?

De acordo com o dicionário “Aurélio” a palavra Tertúlia significa “reunião familiar; agrupamento entre amigos; uma assembleia literária”. Assim, quinzenalmente, a professora Sílvia e os alunos leem um conto e se reúnem para expor suas ideias, sentimentos e impressões a respeito do que leram.

Durante a realização da Tertúlia, o professor não transmite conhecimentos acadêmicos. Está ali simplesmente para mediar os turnos de fala e garantir um diálogo igualitário, pois  durante a Tertúlia não há certo ou errado. Todos tem a liberdade para se expressar.

E com a execução desse projeto todos ganham pois, as práticas de leitura dialógica, como as Tertúlias, aumentam o vocabulário, melhoram a expressão oral e escrita, ampliam a compreensão leitora, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação em todos os envolvidos, produzindo importantes transformações na superação de desigualdades.

Para a realização das Tertúlias a professora Sílvia  utiliza o Livro de Textos do Aluno do Programa “Ler e Escrever” que apresenta contos interessantes com histórias para rir, chorar, se divertir e se assombrar. Após a leitura do conto selecionado pela professora, os alunos se inscrevem para falar algo que acharam interessante e após a colocação de cada inscrito abre-se espaço para todos darem sua opinião de forma respeitosa.

Os alunos da professora Sílvia apreciam muito esse momento e aprenderam a respeitar a opinião dos colegas e se sentem livres para expressar suas emoções. Além é claro de realizar muitas leituras.

Se quiser saber mais acesse:www.comunidadedeaprendizagem.com

Notícia elaborada pela Coordenadora Pedagógica Beatriz Helena Battoni Brioschi da EMEF Professora Clarinda de Almeida Mello.

Lido 3891 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.