Quinta, 21 Setembro 2017 10:26

PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO VISITAM A BARRAGEM DO RIO JAGUARI EM VARGEM

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO VISITAM A BARRAGEM DO RIO JAGUARI EM VARGEM

No último dia 05 de Setembro, 17 profissionais da rede municipal de ensino, dentre eles, supervisão, direção e coordenação pedagógica estiveram no município de Vargem, para realização de visita técnica aos reservatórios dos Rios Jaguari e Jacaréi.

O Rio Jaguari nasce no estado de Minas Gerais e é represado ao entrar no estado de São Paulo. Esse reservatório faz parte do Sistema Cantareira que produz e distribui água para a região metropolitana de São Paulo.

A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo subsidiar os trabalhos das escolas para realização da XXI Semana da Água, atividade integrante do Projeto Gota d’agua, junto ao Consórcio PCJ.

A visita foi iniciada pela apresentação, realizada pelo engenheiro da SABESP, Adilson Octaviano, sobre o funcionamento de todo o sistema. Em seguida foi realizada a visita aos reservatórios a fim de observar o aumento no volume das águas, desde o último período de seca em 2014, quando o Sistema ativou o “volume morto” para abastecimento da população. Atualmente o Sistema opera com 57% de toda sua capacidade.

Por meio dessas atividades foi possível compreender que para Amparo a preocupação também deve estar voltada ao Jaguari uma vez que nos períodos de chuva além do alto nível do rio, ele pode receber mais água proveniente da abertura das comportas da barragem, em Vargem. A última abertura ocorreu em janeiro de 2011, devido ao grande volume de chuvas.

  • C1
  • C2
  • C3

Lido 1259 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.