Educação
Terça, 18 Setembro 2018 17:16

PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO - Setembro/2018

Escrito por

PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO

Durante o mês de agosto, as crianças matriculadas no Cime Profª Maria Lúcia de Siqueira realizaram atividades que fazem parte do rol de ações, que envolvem uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa, elaboradas para o Programa Cooperjovem. O projeto tem por objetivo reconhecer a importância da Conservação do Patrimônio Escolar e seu entorno, identificando situações de desrespeito e violência ao ambiente, objetivando também atuar junto a toda comunidade escolar.

Apresentação O Relógio (1)

A apresentação foi realizada no momento do Hino Nacional, no dia 31 de agosto de 2018, juntamente às crianças dos Berçários I A e B, com foco nos cuidados que devemos ter com os meios de transporte, na qual cantaram a música a Roda do Ônibus, onde as crianças participaram fazendo gestos dos sons da música.

Apresentação O Relógio (4)

A professora Andreza M. Bispo Vasconcelos, do Pré I/II realizou uma atividade utilizando a poesia - O Relógio (Vinícius de Moraes), no momento do Hino Nacional. O objetivo foi estimular a imaginação; ampliar o vocabulário e as formas de compreender a realidade; instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, cuidados necessários em todos os momentos da rotina diária relacionado com o patrimônio escolar.

  • Apresentação O Relógio 2
  • Apresentação Roda do Ônibus 1
  • Apresentação Roda do Ônibus 3

Terça, 18 Setembro 2018 16:27

2º Chá Poético

Escrito por

No mês de julho foram realizadas atividades sobre o gênero Poesia com os alunos da Creche Santa Rita de Cássia e da EMEI Sossego da Mamãe. Dando sequência aos trabalhos, no início de agosto foi realizado pelas duas Unidades Escolares o "2° Chá Poético"  com a presença de pais, avós e familiares das crianças. 

IMG 20180913 WA0034

CD autografado!

Alunos do 4º ano gravaram e autografaram um CD de fábulas para presentear seus responsáveis e as crianças da Educação Infantil no início do segundo semestre

No dia 23 de agosto as crianças do C.I.M.E. Plínio Morato de Oliveira fizeram um passeio ao zoo bosque de Pedreira para encerrar as atividades do Projeto Animais do Pantanal, desenvolvido pelas professoras Catia Vadja de Godoy (pré I/ II) e Sílvia de Oliveira Drudi (maternal/ pré I). 

 

PROJETO GUARDA RESPONSÁVEL DO ANIMAL DOMÉSTICO

CIME - CHAPEUZINHO VERMELHO

Durante o mês de junho os alunos do CIME Chapeuzinho Vermelho, em parceria com Núcleo de Controle de Zoonoses de Amparo (NCZ), participaram do Projeto Guarda Responsável do animal doméstico. As principais atividades desenvolvidas foram roda de conversa, confecção de cartazes ilustrativos, com destaque especial para visita ao NCZ.

A educação ambiental é fundamental para uma boa relação com o planeta, sendo imprescindível na formação de qualquer cidadão.

Com o propósito de transformar o ambiente externo da nossa unidade escolar “CIME BAIRRO DA AREIA BRANCA” e desenvolver nos educandos a consciência de preservar e colaborar com o ambiente em que vivem, as crianças, juntamente com os professores, montaram um jardim para ornamentar o nosso pátio.

Iniciamos com a reutilização de pneus, que foram pintados para que ficassem bem coloridos.  Eles foram utilizados para formar os canteiros com terra e adubo. As crianças se divertiram realizando o plantio de pequenas espécies de plantas, que deixaram nossa escola muito mais bonita e colorida. Os próximos passos são: continuar conscientizando as nossas crianças para que não pisem em nosso jardim para não estragar suas folhas e flores, realizando a confecção de plaquinhas e fazer um rodízio entre as salas para que as plantas sejam regadas todos os dias.

Essas atividades são muito importantes, pois permitem que os alunos incorporem ao cotidiano, atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais, de cuidados com o meio ambiente e preservação patrimonial.

  • amb2
  • amb3
  • amb4
  • amb5
  • amb6

No dia 28 de junho, os alunos da EMEI “Bairro dos Pedrosos” estiveram visitando o “Núcleo de Controle de Zoonozes” de Amparo/SP, para participarem do Projeto Guarda Responsável dos Animais Domésticos.

Além de passearem e conhecer o Núcleo, aprenderam muito a respeito de como se ter uma guarda realmente responsável de seus animais. Aprenderam sobre vacina, cuidados veterinários, castração, alimentação, habitação, passeios com coleira e guia, importância da identificação do animal em coleiras e, principalmente, sobre nunca abandonar um animal.

Temos a convicção que nossas crianças e professores que participaram dessa atividade se tornarão multiplicadores das informações que aprenderam.

Além de toda informação que tiveram, se divertiram com o gatinho e o cachorrinho de pelúcia e aproveitaram para fazer um delicioso piquenique.

  • bp7
  • bp6
  • bp5
  • bp4
  • bp2
  • bp3
  • bp1

Prestigiando o Programa de educação Ambiental em nossa atividade extraclasse visitamos o NCZ com os alunos da Creche São Cristóvão

  • ncz2
  • ncz5
  • ncz6
  • ncz7
  • ncz3

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELAS CRIANÇAS NA CRECHE SÃO CRISTOVÃO

1.Sequência Didática – História: Cachinhos de Ouro

De acordo com orientações dadas no Curso PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertA – ofertado aos professores da rede municipal como Formação Continuada foi desenvolvida pela professora Aline C. Rezende Benedetti que atua na Creche São Cristóvão esta atividade que tinha como objetivo geral desenvolver em seus alunos do Maternal/ I o gosto pela leitura. Dentro da proposta as crianças vivenciaram diversos momentos prazerosos em relação à importância da leitura.

2.Máquina de Somar – Trabalhando a Matemática na Educação Infantil

Professora e alunos construíram “a máquina de somar” com objetivo de trabalhar a matemática nas atividades diversificadas: supermercado e lojinha no cantinho com a professora, no intuito de inserir atividades lúdicas onde alunos identifiquem números e quantidades, como também, notas monetárias.

Professora Maria Inês Vaz Pinto Lima Ferrari – Pré-II/ Creche São Cristóvão.

3.Projeto: Quanta Gentileza

Há alguns anos adotamos em nossa escola o Projeto: “Quanta Gentileza”, tendo como parceira a autora e educadora Cristiane Lenzi Beira/SEPI. O projeto resgata nas relações humanas em qualquer âmbito um clima agradável, sociável de cordialidade e especialmente de gentilezas consigo, com o outro e com o meio ambiente. Buscamos ao longo do ano ano fazer com que as cranças vivenciem momentos que atingir esses três aspectos. Aqui no caso, a Professora Graziela Pacheco Dutra Bortolini junto aos alunos do Maternal estão trabalhando atividades que demonstram com amar e cuidadr de seu corpo.

4.Projeto: Trilhas/ Instituto Natura

O Projeto: Trilhas - tem como propósito fortalecer o acesso à literatura nas escolas e qualificar o ensino da leitura, escrita e oralidade. O Portal TRILHAS apresenta um acervo de textos, vídeos de referência em educação reforçados e espaço para debates sobre temas importantes para os profissionais da rede. Contamos também, com um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. São cadernos de orientação do professor, jogos educativos, cartelas para atividades, além de títulos literários. Dentre eles: o livro – Viviana a rainha do pijama, onde a Professora Márcia Aparecida Morandim junto aos seus alunos do Profic Maternal/ I – trabalharam a história e apresentaram aos demais alunos da escola teatro com máscaras e dedoches.

5. Jogos na Educação Infantil

O Jogo “Tirando as pulgas” foi confeccionado com os alunos do Profic? Maternal da Professora Mônica Bortolinio Bezerra da Creche São Cristóvão a fim de trabalhar o desenvolvimento psicomotor (movimento de pinça), como também, a matemática: contagem oral, situação-problema (Quantas pulgas foram tiradas do cão? Quem tirou mais pulgas? etc). Os jogos são considerados excelentes recursos para trabalharmos os mais diversos conteúdos na educação Infantil e ganham muito mais significado quando são construídos com as crianças.

  • sc4
  • sc3
  • sc2
  • sc1

Terça, 14 Agosto 2018 10:35

CIRCUITO MOTOR

Escrito por

Primando por um ensino de qualidade, são oferecidas aos alunos atividades que estimulam o desenvolvimento global das crianças em todos os aspectos: social, afetivo, cognitivo e físico.

Vamos destacar uma atividade: Circuito Motor, muito apreciada pelos alunos e enriquecedora para o desenvolvimento dos mesmos, pois através dos movimentos das crianças, se articula sua afetividade, desejos e suas possibilidades de comunicação, criando uma consciência corporal sobre os movimentos que realiza, através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

  • c1
  • c2
  • c3