Sexta, 31 Março 2017 14:13

PROJETO CIRANDA CRIANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Escrito por 
Avalie este item
(1 Voto)

PROJETO CIRANDA CRIANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O Projeto Ciranda Criança se constitui numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para atendimento às crianças e aos adolescentes, em período contrário ao das aulas regulares, por meio de atividades culturais, educativas, esportivas e sociais. Atende exclusivamente alunos da rede municipal de ensino, ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola. As atividades são realizadas nas próprias unidades escolares e têm por objetivo principal assegurar a permanência, o sentimento de pertencimento e o sucesso dos educandos na escola.

Aliado a esse objetivo, as atividades do Projeto Ciranda Criança visam minimizar as desigualdades sociais e aumentar os níveis de participação democrática dos alunos e de respeito aos direitos humanos. Atualmente, a Educação Básica assume caráter amplo e social por ressaltar a indissociabilidade entre educar e cuidar, por meio de práticas articuladas que atuam não só para a difusão do saber escolar, mas também para o desenvolvimento e para a formação plena do educando. Neste sentido, as aulas oferecidas são de canto/coral, capoeira, fanfarra, musicalização infantil, teatro, karatê, flauta e dança.

 

HISTÓRICO DO PROJETO

 

No ano de 2004, foi realizada uma sondagem das comunidades escolares vinculadas à Secretaria Municipal de Educação para compor a Proposta Político-Pedagógica das escolas. Por meio desse trabalho, foi possível constatar, entre inúmeros dados que: as famílias tinham pouco contato com as diferentes manifestações culturais; a maioria das famílias tinham como fonte principal de lazer assistir a programas televisivos e passar os finais de semana em casa e poucas famílias frequentavam uma biblioteca ou possuíam livros em casa. O diagnóstico encontrado pelas escolas levou a Secretaria Municipal de Educação a propor o presente Programa a fim de contribuir a transformação dessa realidade.

Por meio da implantação do Projeto Ciranda Criança, a Secretaria Municipal de Educação tem atuado nas possibilidades de ampliar as experiências culturais dos educandos e, consequentemente, possibilitar seu desenvolvimento integral. Este projeto traduz a real preocupação com o bem-estar da infância e da adolescência e colabora com a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. Anualmente, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação avalia o projeto, através do levantamento de frequência de educadores e alunos e de relatórios das atividades desenvolvidas, considerando a participação e o aproveitamento dos alunos e o envolvimento das comunidades e dos profissionais, a fim de reorganizar as ações, como por exemplo, incluir ou excluir modalidades, no sentido de garantir que o projeto atinja seus objetivos.

  • Foto Ciranda Criança I

  • Foto Ciranda Criança II

Lido 1646 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.