Educação

EMEF “GASPARZINHO” APRESENTA OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO SEU DIA A DIA DURANTE O 1º BIMESTRE

Um pouco de nossa escola...

Nós, da escola Gasparzinho, vamos mostrar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido neste ano por nossa equipe de alunos, professores e funcionários.

Começaremos mostrando algumas atividades realizadas em sala de aula onde os alunos utilizaram material concreto para trabalhar conceitos matemáticos como contagem, leitura, interpretação e construção de tabelas, agrupamentos e formas geométricas. Essas atividades estão presentes no EMAI dos respectivos anos, neste caso, 1º ano e 4º ano do Ensino Fundamental.

Em nossas apresentações do Hino Nacional, as turmas do 2º e 3º anos que já se apresentaram, escolheram atividades do Ler e Escrever para compartilhar com a escola, como músicas e cantigas com letras carregadas de história e vivências das crianças, bem como adivinhas onde todos participaram tentando descobrir as respostas.

Já a turma do 4º ano A, que está trabalhando o projeto "Confabulando com Fábulas" no livro do Ler e Escrever fez uma dramatização da fábula "A cigarra e a formiga". O final dessa apresentação enfatizou aos alunos que não devemos agir com despreza ou frieza, e sim acolher o próximo, tratá-lo bem independente de sua situação. Precisamos ouvir a opinião do outro, analisar e valorizar o que ele tem melhor.

Os alunos do 2º ano B fizeram um livro com cantigas populares que trabalharam neste 1º bimestre.

Os alunos do 4º ano C e do 5º ano A trabalharam os valores e também a importância e significado da letra de nosso Hino Nacional. E os alunos do 5º ano B apresentaram uma linda poesia sobre o Dia da Mulher!

Em nossos encontros de HTPC pudemos refletir sobre a importância e o significado de ser professor, repensando e reinventando nossa prática, sempre em busca de aperfeiçoamento, harmonia e união de nossa equipe. Todos pelo mesmo objetivo: o progresso de nossos alunos.

Nossa biblioteca, como bem diz Magda Soares, é a alma da escola. Vem ganhando vida e cada dia mais usuários ávidos por leituras e diferentes ‘viagens’ pelo mundo dos livros.

Nós também brincamos, nos divertimos e fazemos arte pelas paredes da escola e salas de aula.

Enfim, nossa escola é um pedacinho de cada um que nela está. Vivemos e trabalhamos para o sucesso e evolução de nossos alunos como aprendizes e cidadãos, e em prol de toda nossa equipe e comunidade escolar. Contem conosco!

 
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Terça, 09 Maio 2017 08:22

TRUPE DE PALHAÇARIA NA ESCOLA CLARINDA

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TRUPE DE PALHAÇARIA NA ESCOLA CLARINDA

No dia 12/04 a Escola Clarinda recebeu uma trupe de palhaços bem animados!!! A trupe é formada por voluntários anônimos que encantam e levam à todos luz, amor e muita alegria! Essa “trupe” atende quem gosta de sorrir e fazer sorrir. Visitam hospitais como os Doutores da Alegria, creches e escolas. Um belo e elogiável trabalho num mundo de tantas tristezas...

A visita de “Florinda”, “Kiko” e “Panqueca” empolgou demais a criançada! Todos participaram das brincadeiras e riram muito com as palhaçadas. No final as crianças ainda ganharam um delicioso bombom da trupe. A Escola Clarinda agradece demais a disposição e carinho dessa trupe tão animada.

Para quem desejar ser um voluntário, colaborar ou conhecer melhor o trabalho, entrar em contato com “Dirce”:

Telefone: (19) 3839-8687 ou 97110-3523

Email: dirceartflores@yahoo.com.br

Endereço: Rua Tácito Loschiavo, 59 – Jd. Modelo

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Segunda, 17 Abril 2017 08:53

NA LUTA CONTRA A DENGUE!

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PROJETO DAS ESCOLAS EMEI TIO PATINHAS E ROSAS

Título do projeto: Na luta contra a Dengue!

Justificativa:

Dengue - Com toda certeza um mosquito incomoda muita gente! Porém, não se trata apenas de incomodar, pesquisas recentes na mídia têm apresentado a proliferação da doença e o aumento dos casos tem sido um fato, inclusive em nossa cidade. Por isso, precisamos nos armar nesta luta contra a Dengue – o Mosquito Aedes Aegypti. Buscaremos através  deste projeto conscientizar alunos e comunidade sobre a  prevenção da dengue. A dengue só pode ser combatida com informação e espírito de equipe para a eliminação dos criadouros.

Objetivos:

  •     Informar e sensibilizar as famílias sobre os riscos e prevenção da doença;
  •     Conscientizar sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito.     

Metas:

  •     Mostrar que a melhor forma de se combater a dengue é a prevenção;
  •     Formar cidadãos multiplicadores na luta contra o mosquito.

Ações a serem realizadas:

  •     Divulgar informações sobre prevenção da doença através de folhetos e cartazes informativos;
  •     Realização de diferentes atividades em sala de aula com os alunos sobre como prevenir e eliminar criadouros do mosquito.

Acompanhamento, controle, avaliação e orientação:

O projeto será acompanhado pelas especialistas da unidade escolar no decorrer de seu desenvolvimento. Avaliaremos o projeto a partir dos dados obtidos, tendo em vista, formar cidadãos multiplicadores em favor da saúde.   

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PROJETO: “CONHECENDO A ROTINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

A Educação Infantil tem por objetivo desenvolver a criança em seus diferentes aspectos (moral, afetivo, físico, social e intelectual), tornando-os futuros cidadãos críticos e autônomos. Atualmente os pais vêm procurando matricular seus filhos na Educação Infantil logo que completam 03 anos, porém alguns pais ainda não têm claro para si que os filhos não vêm para escola apenas para brincar, e que durante o período que aqui permanecem desenvolvem inúmeras atividades cognitivas.

Constatamos em todo início de ano a grande ansiedade dos pais em relação às atividades que os filhos realizam na escola em sua ausência. Pensando em esclarecer como é desenvolvido o trabalho pedagógico na EMEI Prof. Sílvio Vichi e na Rede Municipal de Educação de Amparo os mesmos são convidados, após o período de adaptação, a frequentarem um momento de aula juntamente com seu (a) filho(a), desenvolvendo as atividades planejadas pelo professor e participando da rotina da escola.

O projeto envolve as salas de Infantil I e II, pois são os alunos que estão iniciando nesta Unidade. Os pais têm participado com interesse e demonstram após as visitas uma satisfação em relação à qualidade de ensino e aprendizagem.

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Quinta, 06 Abril 2017 14:09

BAILE DE CARNAVAL

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BAILE DE CARNAVAL

No dia 24 de Fevereiro ocorreu no CIME Peter Pan e na Creche São Cristóvão o tradicional Baile de Carnaval promovendo a integração dos alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Na sala de aula os alunos trabalharam diferentes atividades demonstrando a importância Cultural dessa data no Brasil, por meio de atividades interdisciplinares como: leitura, listas, escrita, interpretação do texto das marchinhas tradicionais, história do Carnaval, situações problema, confecção de máscaras e pintura. Os alunos participaram do desfile mostrando fantasias dos mais diversos temas. O baile ocorreu ao som das marchinhas tradicionais, com confetes e serpentinas para animar ainda mais a festa. Foi um dia divertido e empolgante para todos!

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  • Foto Peter Pan I

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DÁ CONTINUIDADE AO PROJETO

KHAN ACADEMY

Desde 2014, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Projeto Khan Academy junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental – área urbana - da Rede Municipal de Ensino em parceria com a Fundação Lemann. O projeto realizado em sala de aula junto aos alunos implica em formação aos professores acerca de conhecimento e utilização da Plataforma Khan Academy que aconteceu no último dia 21, no Laboratório de Informática do CIME Peter Pan.

 

Segundo equipe da Fundação Lemann, “a Plataforma Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. Criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, ela oferece videoaulas e mais de 300 mil exercícios completamente gratuitos que podem ser acessados a qualquer hora do dia. O site oferece ensino personalizado: reconhecem quais habilidades o aluno domina e quais ainda precisam praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um. Basta ter um computador com acesso à Internet”.

 

Em 2014, a Khan Academy passou a ser traduzida para o português pela Fundação Lemann e, desde então, tem ajudado mais de 5 milhões de brasileiros a desenvolverem suas habilidades de matemática de forma divertida e sem barreiras. Além da tradução de aulas e exercícios, a Fundação Lemann também oferece um programa gratuito que leva a Khan Academy a escolas públicas, formando professores não só para que usem a plataforma em seu dia a dia com seus alunos, mas também para que compartilhem esse conhecimento com outros educadores.

PROGRAMA MUNICIPAL QUE CONCEDE BOLSAS DE ESTUDO EM CURSO

PRÉ-VESTIBULAR DÁ INÍCIO ÁS AULAS

No último dia 20 de Março foram iniciadas as aulas do Programa Municipal de Concessão de Bolsas em Curso Pré-Vestibular – Cursinho Municipal.

O Programa oferece anualmente 60 bolsas de estudo a alunos egressos de escola pública e neste ano está sendo desenvolvido no Colégio Sempre Ativo, sob a responsabilidade da empresa Master Desenvolvimento Humano.

O objetivo do Programa é criar condições para que alunos egressos da rede pública de ensino tenham a possibilidade de dar continuidade à sua formação em instituições públicas de Ensino Superior. 

São critérios para ingresso:

a) Ter cursado o Ensino Fundamental e Médio em escola públicaescola do SESI–Serviço SocialdaI Indústria ou em escola de rede privada de ensino, sendo aluno bolsista com 100%(cem por cento) de bolsa, no caso de alunos vinculados à rede privada de ensino, conforme Lei 3706,de 24 de Outubro de 2012.

b) Residir no Município pelo menos dois anos.

c) Ter realizado prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em2016.

Dados do Programa:

  • 646 alunos classificados para as aulas desde 2007 a 2017
  • 245 aprovações (não necessariamente 245 pessoas, pois uma pessoa pode ser aprovada em mais de uma rede).
Ano de ingresso no Programa Públicas Privadas Público - Privada
2007 04 10 Sem dados
2008 06 12 Sem dados
2009 04 20 Sem dados
2010 03 24 Sem dados
2011 10 22 Sem dados
2012 02 08 08
2013 09 23 12
2014 14 13 11
2015 11 10 09

No final do mês de Abril teremos os resultados dos alunos referentes ao ano de 2016\2017. Ainda há 10 vagas que podem ser preenchidas por alunos que estejam dentro dos critérios!

Quinta, 06 Abril 2017 08:51

TRABALHO COM ARTES NO PROFIC DO CIME BAMBI

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TRABALHO COM ARTES NO PROFIC DO CIME BAMBI

As crianças percebem o mundo através dos seus sentidos e o trabalho com artes utilizando diferentes materiais, técnicas e texturas. Estimulam todos os sentidos, desenvolvendo valores, e ajudando a expressar sentimentos e emoções.

Além do trabalho com Artes as crianças também participam de atividades com jogos para desenvolvimento da psicomotricidade. Esse trabalho tem como benefício

  • A consciência do próprio corpo;
  • Domínio do equilíbrio;
  • O controle e a eficácia da coordenação global/ampla fina e óculo manual;
  • Controle da respiração;
  • Organização do esquema corporal e orientação no espaço;
  • Estruturação espaço temporal;
  • Maiores possibilidades de adaptação ao mundo exterior.

            

  • Foto Cime Bambi I
  • Foto Cime Bambi II
  • Foto Bambi III
  • Foto Cime Bambi

PROJETO CIRANDA CRIANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O Projeto Ciranda Criança se constitui numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para atendimento às crianças e aos adolescentes, em período contrário ao das aulas regulares, por meio de atividades culturais, educativas, esportivas e sociais. Atende exclusivamente alunos da rede municipal de ensino, ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola. As atividades são realizadas nas próprias unidades escolares e têm por objetivo principal assegurar a permanência, o sentimento de pertencimento e o sucesso dos educandos na escola.

Aliado a esse objetivo, as atividades do Projeto Ciranda Criança visam minimizar as desigualdades sociais e aumentar os níveis de participação democrática dos alunos e de respeito aos direitos humanos. Atualmente, a Educação Básica assume caráter amplo e social por ressaltar a indissociabilidade entre educar e cuidar, por meio de práticas articuladas que atuam não só para a difusão do saber escolar, mas também para o desenvolvimento e para a formação plena do educando. Neste sentido, as aulas oferecidas são de canto/coral, capoeira, fanfarra, musicalização infantil, teatro, karatê, flauta e dança.

 

HISTÓRICO DO PROJETO

 

No ano de 2004, foi realizada uma sondagem das comunidades escolares vinculadas à Secretaria Municipal de Educação para compor a Proposta Político-Pedagógica das escolas. Por meio desse trabalho, foi possível constatar, entre inúmeros dados que: as famílias tinham pouco contato com as diferentes manifestações culturais; a maioria das famílias tinham como fonte principal de lazer assistir a programas televisivos e passar os finais de semana em casa e poucas famílias frequentavam uma biblioteca ou possuíam livros em casa. O diagnóstico encontrado pelas escolas levou a Secretaria Municipal de Educação a propor o presente Programa a fim de contribuir a transformação dessa realidade.

Por meio da implantação do Projeto Ciranda Criança, a Secretaria Municipal de Educação tem atuado nas possibilidades de ampliar as experiências culturais dos educandos e, consequentemente, possibilitar seu desenvolvimento integral. Este projeto traduz a real preocupação com o bem-estar da infância e da adolescência e colabora com a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. Anualmente, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação avalia o projeto, através do levantamento de frequência de educadores e alunos e de relatórios das atividades desenvolvidas, considerando a participação e o aproveitamento dos alunos e o envolvimento das comunidades e dos profissionais, a fim de reorganizar as ações, como por exemplo, incluir ou excluir modalidades, no sentido de garantir que o projeto atinja seus objetivos.

  • Foto Ciranda Criança I

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ESCOLA MUNICIPAL PROFª GISLENE APARECIDA DA COSTA CORRÊA REALIZA ASSEMBLEIA

No dia 17 de fevereiro de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Gislene Aparecida da Costa Corrêa, foi realizada a Assembleia inicial para a socialização do Manual do Aluno que contém todas as normas e as regras da Unidade Escolar. Participaram da atividade pais, alunos, professores e a equipe gestora da escola. Foi desenvolvida uma dinâmica em grupo, junto a todos os presentes, intitulada “Somos Unidos”, em que por meio de palitos discutimos que uma pessoa pode quebrá-lo, mas todos os palitos juntos não podem ser quebrados, pois unidos, tornam-se fortes. Acreditamos que nosso objetivo foi atingido, pois muitas pessoas participaram. Só assim poderemos nos fortalecer e realizar melhores atividades com os alunos e as famílias.

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