Terça, 15 Setembro 2015 10:01

Nota de Amparo no IDEB sobe para 5,9 e fica só a um décimo da meta de 2017

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Meta do MEC para 2015 foi ultrapassada em dois décimos.

A mudança na orientação pedagógica implantada pela Secretaria Municipal de Educação desde o início da atual administração passou com louvor no primeiro grande teste a que a Educação amparense foi submetida. A nota de Amparo no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – saltou de 5,5, em 2011, para 5,9 em 2013.

Com este resultado, Amparo ultrapassou cidades como Mogi Mirim, abriu vantagem sobre Bragança Paulista e Itapira, e permanece à frente de grandes cidades como Campinas (veja o quadro). De quebra, aumentou a diferença na vantagem que tinha em relação ao Índice Nacional, que foi de 5,2.

Outra boa notícia: com o resultado obtido neste último teste, Amparo já ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério de Educação e Cultura do governo federal para 2015 (nota 5,7) e está a apenas um décimo de atingir a meta para o ano de 2.017.

O que é o IDEB - O IDEB foi criado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

O índice agrega o enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep à possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica – para as unidades da federação e para o País, e a Prova Brasil – para os municípios. 

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Amparo

Lido 1303 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.