O projeto foi fruto de um curso do Portal do Jornal Escolar que Shirlene fez, que teve como base despertar o interesse dos alunos, promover sua cidadania, valorizar o trabalho dos professores e vincular a escola à comunidade através de um jornal escolar.
“Eu adorei a ideia de construir um jornal com as crianças, porém o desafio é grande”, conta Shirlene. Na ocasião do lançamento, Shirlene explicou aos pais sobre o projeto e mostrou a eles vídeos de momentos importantes, como quando as crianças conhecem os jornais da cidade e da região, aprenderam o que é um jornal, para que serve, do que ele é feito, entre outros.
O Jornal Cabreúva terá três edições. O conteúdo será sobre o Projeto Na Minha Cidade Tem, que consiste em atividades e visitas a lugares da cidade com o objetivo de promover a interação entre as crianças e fazer com que elas conheçam e explorem a diversidade cultural, além de estimular o interesse e a curiosidade por lugares e possibilidades: tudo isso somado aos aprendizados do dia a dia.
O jornal todo foi feito pelos pequenos, inclusive o nome. Na primeira edição, os pais encontraram muitas palavras e algumas fotos. Shirlene explicou: os textos são transcrições do que as crianças contaram sobre os passeios. “São as palavras deles que vocês vão ler”, conta a professora. Isso porque a educadora tem trabalhado a oralidade com eles na sala de aula. As fotos do jornal foram tiradas pelas próprias crianças. “Em cada passeio, uma criança era escalada para ser a fotógrafa e eles adoraram a experiência. É muito interessante ver nas fotos o olhar de cada um deles”, opina Shirlene.
O jornal também conta com um texto da Shirlene, um da gestora da unidade escolar, Mazelei Domingues, e setor de entretenimento, com brincadeiras e atividades para serem realizadas entre pais e filhos. A segunda edição será lançada em setembro e a terceira em novembro.