A secretária Rosimeire Rabelo Santos Timporim, acompanhada pela equipe do Meio Ambiente (Sílvio Corsini, Rita de Cássia e Andréia Yoshikawa), conversou com os alunos, cavou buracos na terra, mostrou os canteiros feitos com borracha reciclada de pneus e explicou como semear flores e hortaliças.
O trabalho foi parte integrante do projeto “Meu Querido Verde” – e envolveu todas as crianças e professoras. Segundo a direção da EMEB, a escola desenvolve o projeto pensando em despertar, já na ‘primeira infância’, o interesse, o respeito e a valorização pela natureza. Segundo a equipe da EMEB, a atividade também proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver outros aspectos do cotidiano escolar – “como cores, formas, movimentos e sensações”.
Outros aspectos apontados pela direção da EMEB Eliza Zacharias Vecchio foram a possibilidade de desenvolvimento do aluno e a capacidade de trabalhar em equipe. “É fundamental explorar o ambiente para que a criança possa estabelecer contato com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade, interesse e amor pela natureza”, opinam as educadoras.
Rosi Timporim também relatou da alegria, como educadora que ela própria também é, de tornar a fazer atividades com alunos – mesmo os da primeira infância. “Para a equipe, é sempre muito prazeroso participar de atividades que possam despertar o carinho e o contato entre as crianças e o meio ambiente”, comenta.