Onze escolas municipais já receberam revitalização da pintura nos últimos meses: três no Vilarejo (Jaira Batista Santana da Silva, Evilázio Xisto Berion e Lucy Franco Montoro), duas no Pinhal (Maria Tereza Ronconi Lopes e Vereador Oscar Barbosa Neto), uma no Vale Verde (Durval Xavier de Souza), duas no Centro (Nossa Senhora d´Aparecida e Mário Faciolli), uma no Colina (Anízio da Silveira) e duas no Jacaré (Menino Claudio Gianinni e Selma M. Mesquita de G. Martinho).
E a pintura não traz apenas limpeza e beleza ao prédio, mas também claridade, sensação de espaços maiores e mais arejados, maior conforto ao aluno e ao educador, maior sensação de pertencimento ao lugar – já que todos são mobilizados a cuidar do espaço – e uma vontade ainda maior de zelar pelo ambiente escolar. “Eu acho que a pintura nova veio trazer o embelezamento da escola e agora as crianças começaram a olhar esse ambiente com mais carinho”, conta a diretora da EMEB Anízio, Maria Aparecida Marques.
Para Elisandra Paes de Almeida, diretora da EMEB Vereador Oscar, considera que a pintura fez nascer um ambiente ainda melhor, que faz com que os alunos e os profissionais da educação se sintam melhores, mais acolhidos. “É um novo ambiente! Eu acredito que isso veio trazer um conforto para as crianças aqui na escola”, disse.
Na EMEB Maria Tereza, a vice-diretora Daniela Furquim, conta que a pintura era um sonho das educadoras, já que há mais de cinco anos elas esperavam a revitalização. “Nossas paredes não eram pintadas há cinco anos, ficou um ambiente mais arejado, mais agradável. Os pais gostaram, as crianças também. Era um sonho. Só temos a agradecer”, conta Daniela.
A diretora da EMEB Selma, Márcia Olgado, comentou que a pintura deixou a escola de cara nova. “Com certeza agradou a todos!”, disse.
Jailton Rodrigues, coordenador do Setor de Controle da Rede Física Escolar, garante que ainda esse ano haverá muitas novidades para as escolas, como reformas e manutenção de outros itens.