A peça, numa linguagem apropriada para o público infantil, fala da trajetória da gotinha do mar, que foi colhida num vidro. A gotinha conta todo o percurso de sua vida, desde o nascimento da nuvem que se transforma em chuva, até as gotinhas que caem no solo, se infiltram na terra e se evaporam com o calor. Fala também das águas que são absorvidas pelas raízes das plantas e depois voltam para a superfície e evaporam. E de outras gotinhas que descem mais fundo e formam lençóis freáticos, nascentes e rios que desembocam no mar, ou seja, a peça descreve o ciclo hidrológico e aproveita para falar sobre preservação do meio ambiente, citando exemplos de atitudes negativas e positivas tomadas pelos personagens ao longo de suas vidas.
A apresentação ocorreu em dois períodos, manhã e tarde, e contou com a participação de alunos do 4º e 5º ano das EMEBs Jaira Batista Santana da Silva, Miguel Elpídio da Costa, Zaira Spina Federzoni e também dos alunos do colégio Objetivo.
A secretária de Meio Ambiente Rosimeire Timporim abriu as duas apresentações e falou aos alunos e professores sobre o novo projeto do Meio Ambiente: ‘Roteiro das Águas’. O Projeto leva estudantes da rede municipal de ensino para conhecer mananciais, rios, nascentes e estações de tratamento de água. “A água do mundo está se esgotando. Preservá-la só depende de nós e principalmente de vocês que são o nosso futuro”, afirmou a secretária.