
Não é segredo para ninguém que o trabalho desenvolvido nas escolas tem um papel fundamental na vida das famílias. Por isso, as educadoras da rede municipal de ensino estão se empenhando para conscientizar os alunos sobre o perigo que a dengue representa para a saúde de todos e quais são as maneiras de evitar que a doença se espalhe.
Assim, todas as escolas se uniram no combate à dengue. Rodas de conversa, exibição de vídeos, envio de bilhetes e informativos e diversas outras atividades estão sendo realizadas.
A EMEB Jaira Batista Santana da Silva, do Vilarejo, está desenvolvendo com os alunos cartazes e panfletos, coloridos pelas próprias crianças, assim como armadilhas para o mosquito da dengue que estão sendo espalhados no bairro. A EMEB Lucy Franco Montoro, vizinha da EMEB Jaira, desenvolveu um teatro para as crianças, apesar da pouca idade, entenderem que não podemos deixar água parada. E o teatro foi tão bacana que as educadoras se organizaram para levá-lo a outras unidades escolares.
A EMEB Mário Faciolli, no Centro, também produziu cartazes e diversos painéis, nos quais cada criança colocou seu desenho com o seu alerta. "EMEB Mário Faciolli contra a dengue", escreveu uma das crianças no seu desenho. "Estamos elaborando outras atividades sobre a dengue para o mês de maio, vamos fazer uma visita nas casas com uma turma de 5º ano e distribuir panfletos nas casas próximas à escola", conta a diretora Célia Regina Aiala Oliveira, da EMEB Jaira.
"A Secretaria da Educação só pode parabenizar as educadoras pelo belo trabalho. Parabéns por irem além e por fazerem mais a cada dia", disse Rozeli Faber, secretária da pasta. E completou: "O combate à dengue é responsabilidade de cada um de nós!"