Em 2015, os cabreuvanos não precisarão gastar absolutamente nada com material escolar de seus filhos que estudam na rede municipal de ensino. Nada mesmo: graças ao empenho do prefeito Henrique Martin e da Secretaria de Educação, todas as crianças do município receberão uma mochila e um estojo de qualidade, das cores da bandeira da cidade.E não é só isso: a mochila e o estojo já virão recheados. Agenda escolar, cadernos, lápis, apontador, cola líquida, cola bastão, régua, tesoura sem ponta, borracha, lápis de cor e canetas azuis e pretas são alguns dos itens. "Mas cada criança receberá o kit correspondente a sua faixa etária e à série que irá frequentar. O infantil, por exemplo, não vai receber canetas azuis, pois eles não usam", explica Rozeli Faber, secretária da Educação. E completa: "Então se o pai tem dois filhos, um no pré II, por exemplo, e um no 3º ano, vai ver que eles vão receber kits diferentes, pois tem necessidades pedagógicas diferentes."
Além do material que a criança receberá na mochila, a Secretaria da Educação está comprando materiais de alta qualidade para as escolas. Esses, em grande parte, eram antes comprados pelos pais, como cartolina, EVA, papel crepom, sulfite, cola colorida (com e sem glitter), papel cartão, pinceis de tamanhos variados, celofane, color set, cola quente... A lista é enorme. A proposta é que não falte nada para as escolas, para que elas tenham suporte para desenvolver os trabalhos educativos com tranquilidade.
Mas os materiais não foram comprados indiscriminadamente. Ao contrário: foi feito um levantamento, escola por escola, do que havia em estoque, checagem das validades dos produtos disponíveis no almoxarifado central e relação das necessidades das escolas, através das diretoras que acompanharam o processo licitatório.
Mais investimentos
"Estamos investindo e fazendo o que precisa ser feito para a melhoria da qualidade da nossa educação", afirma o prefeito Henrique Martin. "Além de garantir todo o material escolar, estamos fazendo investimentos nos prédios das escolas, com reformas, pinturas e estudando ampliações onda há demanda. Tudo isso pensando nos nossos alunos, que são o futuro da nossa cidade, e nos educadores, que são imprescindíveis na evolução do nosso município", completa o prefeito.
Os pais, então, não devem se preocupar em comprar nenhum material escolar. As aulas começam no dia 3 de fevereiro e os kits de materiais escolares serão entregues às crianças nos primeiros dias letivos.