NOTÍCIAS


Itens filtrados por data: Agosto 2017
Quinta, 28 Setembro 2017 08:45

FESTA DA PRIMAVERA NA EMEF “GASPARZINHO”

O início da primavera em nossa escola contou com muitas flores, cores, alegria, um verdadeiro arco-íris de emoções culminando em nossa Festa no dia 22 de setembro de 2017.

Nossa festa ocorreu nos dois períodos, manhã e tarde, e foi recheada de novidades e muita belezura!

Tivemos a presença da linda e encantadora Boneca Anita contando a história “Tudo que couber no coração” de Patrícia Langlois. A boneca interagiu com as crianças e também com os pais, deixando um clima de amor e magia pelo ar. Todos gostaram muito!

Após a história, nossa Coordenadora Pedagógica, Paloma Jorge, apresentou um pouco de seu projeto na coordenação da escola, chamado “Biblioteca Ativa”, cujo objetivo maior é estimular a leitura em nossos alunos criando um ambiente agradável e propício para tal, como colocação de tapete colorido, almofadas, letras coloridas etc. Foram apresentadas aos pais as ações do projeto e pedido parceria e comprometimento em seu desenvolvimento.

Com a ajuda de Cristiane Lenzi Beira, Diná, nossa Agente Escolar e A.P.M. (Associação de Pais e Mestres) pudemos realizar e ver concretizado o desejo de ter sacolas de pano, coloridas e reforçadas, onde os alunos poderão colocar os livros escolhidos e levar para casa, onde os pais deverão orientá-los no asseio e cuidado com os livros e principalmente na leitura dos mesmos.

Iniciaram-se as apresentações pelos alunos da “Festa da Primavera”, que foram gratificantes pela animação e alegria com coreografias lindamente realizadas. Parabéns às crianças e professores de nossa Equipe, que tanto se dedicaram para este momento ser belo e mágico!

Logo em seguida, os pais foram convidados a adentrar a escola para visitar os trabalhos das crianças que foram expostos para apreciação. Quanta boniteza, criatividade e cor juntas!

Também tivemos participação dos pais e todos os funcionários nas Árvores da Gratidão em nossa parede. Todos foram convidados antes de irem embora a escrever mensagens de gratidão relacionadas a alguém ou algo ocorrido em nossa escola, sem citar nomes, apenas as ações, palavras, gestos que lhes fizeram sentir-se agradecidos. O ato de agradecer faz bem a quem faz e também a quem recebe criando um ambiente acolhedor e agradável. As árvores ficaram frondosas e recheadas de mensagens positivas e carinhosas!

Assim foi nossa “Festa da Primavera”! Recebemos a nossa Comunidade e também a Primavera de braços abertos e muito amor no coração!

 

 

  • GAS1
  • GAS2
  • GAS3
  • GAS5

 

Equipe “Gasparzinho”

Publicado em EMEF Gasparzinho

PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO VISITAM A BARRAGEM DO RIO JAGUARI EM VARGEM

No último dia 05 de Setembro, 17 profissionais da rede municipal de ensino, dentre eles, supervisão, direção e coordenação pedagógica estiveram no município de Vargem, para realização de visita técnica aos reservatórios dos Rios Jaguari e Jacaréi.

O Rio Jaguari nasce no estado de Minas Gerais e é represado ao entrar no estado de São Paulo. Esse reservatório faz parte do Sistema Cantareira que produz e distribui água para a região metropolitana de São Paulo.

A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo subsidiar os trabalhos das escolas para realização da XXI Semana da Água, atividade integrante do Projeto Gota d’agua, junto ao Consórcio PCJ.

A visita foi iniciada pela apresentação, realizada pelo engenheiro da SABESP, Adilson Octaviano, sobre o funcionamento de todo o sistema. Em seguida foi realizada a visita aos reservatórios a fim de observar o aumento no volume das águas, desde o último período de seca em 2014, quando o Sistema ativou o “volume morto” para abastecimento da população. Atualmente o Sistema opera com 57% de toda sua capacidade.

Por meio dessas atividades foi possível compreender que para Amparo a preocupação também deve estar voltada ao Jaguari uma vez que nos períodos de chuva além do alto nível do rio, ele pode receber mais água proveniente da abertura das comportas da barragem, em Vargem. A última abertura ocorreu em janeiro de 2011, devido ao grande volume de chuvas.

  • C1
  • C2
  • C3

Publicado em Educação

REUNIÃO DE PAIS

A ESCOLA QUE TEMOS... A ESCOLA QUE QUEREMOS...

COMO FAREMOS?

No dia 10 de julho de 2017 as 19 horas foi realizada Reunião de Pais na E.M.E.F. “Raul de Oliveira Fagundes”.

A Reunião teve como objetivo tratar do projeto que será realizado na escola visando a transformação do espaço escolar em um espaço mais participativo. Foi proposta aos Pais uma reflexão sobre a Escola, pautada em três aspectos: - A Escola que temos... A escola que queremos... e, Como faremos para alcançar a Escola que queremos? Salientando que este trabalho já foi realizado com os alunos em sala e com a equipe de educadores.

Posteriormente foi apresentado o vídeo: Lila, (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sUy6WJL7wV8 ) que propõe uma reflexão sobre a necessidade de respeitar os diferentes olhares e pontos de vista ao pensar numa Escola para Todos.

Foi feita uma reflexão sobre o vídeo aonde se comparou os professores com a personagem Lila: sonhadores, que quererem sempre despertar no aluno o desejo de fazer algo a mais, mudar a realidade que ele está, ter um olhar para podermos transformar a escola em um lugar para aprenderem a ser pessoas melhores, a fazer um mundo melhor e que cada um de nós professores, pais e alunos olhamos a escola de um jeito e queremos juntar os olhares para começar a transformar a Nossa Escola.

Durante a discussão sobre os três aspectos, os pais apresentaram as seguintes opiniões:

A Escola que temos... ( Potencialidades e Fraquezas)

  • Pais bem recebidos (acolhedora);
  • Professores de qualidade;
  • Bons Projetos e Programas;
  • Limpeza e bom atendimento;
  • Boa organização;
  • Bom ensino;
  • Os pais devem valorizar a escola (respeito);
  • Piolho;
  • Brigas/ Violência;
  • Trânsito (entrada e saída);
  • Bom material;
  • Quadra coberta;
  • Parque/ brinquedos quebrados;
  • Uso da sala de informática.

A Diretora Alice comentou sobre duas reclamações:

O piolho - esclarecendo que o papel da escola é informação;

Respeito - não consegue ainda ter o respeito reinando, há muitas brigas (violência incontida), desentendimentos verbais (palavrões), principalmente nas aulas de Educação Física onde estão mais livres. São realizadas conversas na tentativa de conciliação, mas muitas vezes não resolve e atualmente o ECA não permite punições mais severas.

A supervisora Nádia questionou sobre a infraestrutura, acessibilidade, materiais e salas, o único problema levantado foi em relação ao trânsito, porém foi explicado que foram tomadas medidas, mas em geral é a falta de respeito das normas de trânsito na área da escola que acontece. Em relação aos materiais não houve reclamações.

A Escola que queremos...

  • Mediador externo/ diminuir a violência;
  • Uniforme completo;
  • Armários para os alunos;
  • Mais passeios.

Como faremos?

  • Colaboração dos pais com relação ao uso do uniforme e demais itens levantados;

A participação dos Pais foi fundamental para se estabelecer metas de transformação da Escola. O próximo passo será a elaboração de um Plano de Ação com a participação de toda a comunidade Escolar.