EMEF Gasparzinho
Quinta, 07 Junho 2018 08:57

BONECA ANITA NA EMEF “GASPARZINHO”

Escrito por

Nossos alunos foram presenteados no Dia Nacional do Livro Infantil com a presença da Boneca Anita contando uma linda história de um livro muito especial.

Dia 18 de abril foi o Dia Nacional do Livro Infantil, data esta escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, data de seu nascimento, grande escritor da Literatura infantojuvenil. E neste dia, a querida Boneca Anita veio mais uma vez em nossa escola para contar uma história para as crianças. Desde o ano passado ela prometeu que deixaria esta data reservada para vir até nós e cumpriu! Muito legal da parte dela!

A contação de história aconteceu na quadra com todas as turmas juntas e foi mais um incentivo à leitura num dia tão importante e propício! As crianças amaram e puderam viajar com a Boneca Anita pela história “O vestido azul”, escrito por Sandra Aymone.

A história trouxe valores como respeito, solidariedade, empatia, amor, amizade. Foi emocionante para crianças e adultos! Realmente foi um momento muito especial que ficará para sempre na memória de nossos alunos e funcionários. Todos os segmentos da escola puderam presenciar e ter essa experiência. Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Somos muito gratos à Boneca Anita pelo lindo trabalho voluntário que vem desenvolvendo através de contações de histórias pelas escolas e outras entidades de nossa cidade.

  • GAS3
  • GAS4
  • GAS5
  • GAS6

 

Quinta, 28 Setembro 2017 08:45

FESTA DA PRIMAVERA NA EMEF “GASPARZINHO”

Escrito por

O início da primavera em nossa escola contou com muitas flores, cores, alegria, um verdadeiro arco-íris de emoções culminando em nossa Festa no dia 22 de setembro de 2017.

Nossa festa ocorreu nos dois períodos, manhã e tarde, e foi recheada de novidades e muita belezura!

Tivemos a presença da linda e encantadora Boneca Anita contando a história “Tudo que couber no coração” de Patrícia Langlois. A boneca interagiu com as crianças e também com os pais, deixando um clima de amor e magia pelo ar. Todos gostaram muito!

Após a história, nossa Coordenadora Pedagógica, Paloma Jorge, apresentou um pouco de seu projeto na coordenação da escola, chamado “Biblioteca Ativa”, cujo objetivo maior é estimular a leitura em nossos alunos criando um ambiente agradável e propício para tal, como colocação de tapete colorido, almofadas, letras coloridas etc. Foram apresentadas aos pais as ações do projeto e pedido parceria e comprometimento em seu desenvolvimento.

Com a ajuda de Cristiane Lenzi Beira, Diná, nossa Agente Escolar e A.P.M. (Associação de Pais e Mestres) pudemos realizar e ver concretizado o desejo de ter sacolas de pano, coloridas e reforçadas, onde os alunos poderão colocar os livros escolhidos e levar para casa, onde os pais deverão orientá-los no asseio e cuidado com os livros e principalmente na leitura dos mesmos.

Iniciaram-se as apresentações pelos alunos da “Festa da Primavera”, que foram gratificantes pela animação e alegria com coreografias lindamente realizadas. Parabéns às crianças e professores de nossa Equipe, que tanto se dedicaram para este momento ser belo e mágico!

Logo em seguida, os pais foram convidados a adentrar a escola para visitar os trabalhos das crianças que foram expostos para apreciação. Quanta boniteza, criatividade e cor juntas!

Também tivemos participação dos pais e todos os funcionários nas Árvores da Gratidão em nossa parede. Todos foram convidados antes de irem embora a escrever mensagens de gratidão relacionadas a alguém ou algo ocorrido em nossa escola, sem citar nomes, apenas as ações, palavras, gestos que lhes fizeram sentir-se agradecidos. O ato de agradecer faz bem a quem faz e também a quem recebe criando um ambiente acolhedor e agradável. As árvores ficaram frondosas e recheadas de mensagens positivas e carinhosas!

Assim foi nossa “Festa da Primavera”! Recebemos a nossa Comunidade e também a Primavera de braços abertos e muito amor no coração!

 

 

  • GAS1
  • GAS2
  • GAS3
  • GAS5

 

Equipe “Gasparzinho”

EMEF “GASPARZINHO” APRESENTA OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO SEU DIA A DIA DURANTE O 1º BIMESTRE

Um pouco de nossa escola...

Nós, da escola Gasparzinho, vamos mostrar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido neste ano por nossa equipe de alunos, professores e funcionários.

Começaremos mostrando algumas atividades realizadas em sala de aula onde os alunos utilizaram material concreto para trabalhar conceitos matemáticos como contagem, leitura, interpretação e construção de tabelas, agrupamentos e formas geométricas. Essas atividades estão presentes no EMAI dos respectivos anos, neste caso, 1º ano e 4º ano do Ensino Fundamental.

Em nossas apresentações do Hino Nacional, as turmas do 2º e 3º anos que já se apresentaram, escolheram atividades do Ler e Escrever para compartilhar com a escola, como músicas e cantigas com letras carregadas de história e vivências das crianças, bem como adivinhas onde todos participaram tentando descobrir as respostas.

Já a turma do 4º ano A, que está trabalhando o projeto "Confabulando com Fábulas" no livro do Ler e Escrever fez uma dramatização da fábula "A cigarra e a formiga". O final dessa apresentação enfatizou aos alunos que não devemos agir com despreza ou frieza, e sim acolher o próximo, tratá-lo bem independente de sua situação. Precisamos ouvir a opinião do outro, analisar e valorizar o que ele tem melhor.

Os alunos do 2º ano B fizeram um livro com cantigas populares que trabalharam neste 1º bimestre.

Os alunos do 4º ano C e do 5º ano A trabalharam os valores e também a importância e significado da letra de nosso Hino Nacional. E os alunos do 5º ano B apresentaram uma linda poesia sobre o Dia da Mulher!

Em nossos encontros de HTPC pudemos refletir sobre a importância e o significado de ser professor, repensando e reinventando nossa prática, sempre em busca de aperfeiçoamento, harmonia e união de nossa equipe. Todos pelo mesmo objetivo: o progresso de nossos alunos.

Nossa biblioteca, como bem diz Magda Soares, é a alma da escola. Vem ganhando vida e cada dia mais usuários ávidos por leituras e diferentes ‘viagens’ pelo mundo dos livros.

Nós também brincamos, nos divertimos e fazemos arte pelas paredes da escola e salas de aula.

Enfim, nossa escola é um pedacinho de cada um que nela está. Vivemos e trabalhamos para o sucesso e evolução de nossos alunos como aprendizes e cidadãos, e em prol de toda nossa equipe e comunidade escolar. Contem conosco!

 
  • foto 2
  • foto 1
  • foto 3
  • foto 4
  • foto 5
  • foto 6
  • foto 7

No dia 09/12/2016, os alunos dos 5º anos A, B e C participaram de uma cerimônia interna de encerramento do Ciclo nas dependências da Escola Municipal “Gasparzinho”.

Toda a Escola se preparou de forma festiva para o evento, onde houve a participação de todos os demais anos na entrega dos certificados e também apresentação dos alunos da Ciranda Criança, na modalidade Flauta, onde o Professor Fernando pode mostrar o trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2016. Após a cerimônia houve uma confraternização coletiva com muitos comes e bebes.

Os alunos dos 5º anos estavam muito emocionados, pois é um ciclo que se finda na longa caminhada de sua jornada escolar. Como disse a Professora Nilza “é apenas um degrau da escada… e no futuro esperamos encontrá-los no degrau mais alto do conhecimento”.

Queremos deixar aqui os nossos agradecimentos aos senhores pais que colaboraram de forma significativa durante todo o ano de 2016, aos nossos professores pelo empenho e dedicação, as merendeiras, agentes escolares, agentes administrativos e agentes de serviços gerais, que com muita dedicação e trabalho, tornam nossa escola um ambiente saudável e feliz para a aquisição do conhecimento.

Desejamos a todos os alunos que tenham uma caminhada de sucesso e realizações e que levem para sempre um pedacinho da Escola “Gasparzinho” no coração.

ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF “GASPARZINHO” VISITARAM A PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO E A CÂMARA MUNICIPAL DE AMPARO

Neste 3º bimestre os alunos do 3º ano A da EMEF "GASPARZINHO" realizaram estudos sobre o município, adquirindo informações sobre: como se forma um município, como funciona a Prefeitura e a Câmara Municipal, quem são os profissionais que trabalham nesses locais e quais funções desempenham cada um dentro desses órgãos públicos. Sendo assim, passaram a conhecer que a população tem seus direitos e benefícios garantidos mediante os impostos que pagam.  

Após a aula expositiva, a professora Selene Pagan Bonaldo, juntamente com a vice-diretora Élora Tozzi, acompanharam os alunos a uma visita à Prefeitura, onde os alunos tiveram a oportunidades de conhecer na prática seu funcionamento, conheceram alguns secretários que auxiliam o prefeito na sua administração. Os alunos foram recebidos pessoalmente pelo Prefeito Municipal Sr. Jacob que respondeu, a diversas perguntas formuladas pelos alunos, de forma simples e clara contribuindo assim para que as crianças tenham uma breve noção da importância, das atribuições, responsabilidades e funções de um Prefeito e onde é investido o dinheiro público.

Em outro momento, também foram conhecer a Câmara Municipal, onde foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal, Sr. José Ivo Vilas Boas, o Biro Biro, seu assessor, Prof. J. Melo e por Carlinhos Rondine, que juntos deram informações do papel desempenhado pelos vereadores em um município e organizaram uma sessão plenária, onde os alunos foram os vereadores do Município de Amparo.

Os alunos se sentiram realizados e motivados com as visitas, pois puderam conhecer pessoalmente pessoas tão importantes de nosso município, vivenciando de forma prática o conteúdo desenvolvido em sala de aula.

Conforme previsto no Calendário Escolar 2016, a EMEF “Gasparzinho” realizou a Festa Junina e 1ª Família vai à escola no dia 18/06/2016 nas dependências internas da Unidade Escolar. A Festa tem como objetivo principal a valorização cultural brasileira e suas tradições, focando no conteúdo curricular algumas de suas principais curiosidades, tais como:

- A Festa foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, porém sofreu várias adaptações em nosso território, onde foram incorporadas tradições brasileiras. Para cada santo há um tipo de fogueira diferente. Na fogueira de São João as madeiras são colocadas em formato de cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são colocadas em formato de quadrado. Já na fogueira de São Pedro, as madeiras ficam na posição de triângulo.

- As canções de Luiz Gonzaga ("o rei do Baião") são as mais tocadas nas Festas Juninas brasileiras.

 - A Festa Junina é a segunda mais importante festa popular brasileira da cultura brasileira (fica atrás somente do Carnaval). 

- O milho é a base de muitas comidas da Festa Junina, pois é neste mês que ocorre a colheita dele. 

- A região Nordeste do Brasil é a que mais comemora a Festa Junina.  

- A quadrilha é um dos destaques da Festa Junina no Brasil. Esta dança surgiu como uma forma de agradecimento aos três santos católicos (São João, São Pedro e Santo Antônio) pela colheita realizada.

- Antigamente, imagens dos três santos católicos da Festa Junina eram pintadas em bandeiras e espalhadas pelos locais da festa. Com o tempo, estas bandeiras foram transformadas em bandeirinhas, que até hoje são usadas para decorar os ambientes da festa.

- As roupas típicas da Festa Junina estão relacionadas ao modo de se vestir dos habitantes da zona rural de décadas atrás. 

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora proibidos em função das leis, devido aos riscos de incêndio que representam.

Os nossos alunos e professores estão de parabéns pelo empenho na realização dos trabalhos desenvolvidos e nas danças típicas ensaiadas com muito carinho e dedicação.

Os pais tiveram participação maciça no evento, onde puderam prestigiar e observar os trabalhos realizados pelos seus filhos que foram expostos caprichosamente pelos professores no ambiente escolar.

A escola ficou lindamente enfeitada e colorida, tornando o ambiente agradável e propício para as apresentaçôes das danças para o deleite dos pais e familiares.

A direção agradece o empenho e participação de todos. Nosso MUITO OBRIGADO!

EMEF “GASPARZINHO” REALIZA CERIMÔNIA DE ENTREGA DE KITS DE LIVROS PARA OS ALUNOS

EMEF “Gasparzinho” participa da Solenidade em comemoração ao “Dia da Vitória”

A proposta desse projeto, tem como finalidade o incentivo à leitura, o reconhecimento desse veículo como fonte de informação a respeito dos acontecimentos cotidianos, se familiarizando com o jornal e sua estrutura organizativa, assim como, o conhecimento e funcionamento: montagem, impressão e distribuição do mesmo. 

Os alunos dos 4º Anos A e B, com orientação da Professoras Patricia de Araujo Negrão, Ligia Cristina Rodrigues e Roberta Maria Spajari Anibal respectivamente no período matutino, da Escola Gasparzinho trabalharam em equipe, realizando atividades sugeridas na Formação de Professores.