Segunda, 28 Agosto 2017 10:06

DIA DO PEDESTRE

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

DIA DO PEDESTRE

No dia 08 de agosto, os alunos do CIME “Peter Pan” realizaram atividade de conscientização acerca da segurança no trânsito e da proibição do tráfego em frente a escola das 6h30 às 18h aos condutores de veículos e pedestres que trafegam pelo local.

A atividade fez parte do Programa Criança Segura Brasil, do DETRAN, através do Curso on-line “Criança Segura no Trânsito”. Esse curso tem como objetivo formar multiplicadores para a prevenção de acidentes de trânsito com crianças e adolescentes até 14 anos. A direção e os professores desta Unidade Escolar estão participando dessa formação bem como realizando algumas ações com os alunos.

Como ação educativa sobre o trânsito junto às crianças e à comunidade, foram realizadas atividades em parceria com a Guarda Civil Municipal e com os agentes de trânsito, nos momentos de entrada e saída da Escola. Os alunos e professores participaram com cartazes e entrega de panfletos.

Em pesquisa realizada com os pais dos alunos, concluímos que o trânsito de pedestres e veículos nas ruas vizinhas à escola é muito intenso nos momentos de entrada e saída em virtude de haver duas escolas na mesma rua, uma em frente à outra.

Além desse fluxo naturalmente mais intenso, existem muitos pais que não respeitam a proibição de tráfego de veículo no local, o que deixa a situação perigosa, pois há pedestres e vans escolares neste mesmo trajeto, dividindo um espaço reduzido para manobras e deslocamento, já que a rua é sem saída, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Temos alunos de 3 a 11 anos e essa faixa etária também agrava a situação, uma vez que nem todos vêm para escola acompanhados por um adulto.

Os pais consideram necessária também a instalação de sinalização de trânsito, como uma faixa de pedestres em frente à escola, pois não há. Sugeriram a presença constante de um agente de fiscalização do trânsito. O fechamento da rua para conscientização gerou resultados muito significativos na comunidade que recebeu os panfletos e as crianças com muito interesse.

  • PETER1
  • PETER2
  • PETER3
  • PETER4

Lido 1322 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.